Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34988
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Portilho, Rosanna Salomão | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-04T16:53:35Z | - |
dc.date.available | 2022-05-04T16:53:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.identifier.citation | PORTILHO, Rosanna Salomão. Reverberações vocais na arte teatral: Um olhar sensível acerca da autonomia artística nos processos de criação corpóreos-vocais. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34988 | - |
dc.description.abstract | This term paper and undergraduate thesis proposes the reflective analysis of the effects caused by the corporeal-vocal development of the creator-artist’s practice from a descriptive memorial of three main experiences lived inside and outside of the university, namely: the manifesto play “PULSE!” and the discovery of vocality from a musical perspective with Brechtian characteristics. “Como dói o Amor”, which is a creative process of a Commédia dell’Arte show and the importance of masks for the development of the “Belão”’ character and his potential, with an emphasis on his vocal structure. Gota D’Água: reverberations of a speech-language pathology accompaniment for the development of acting work, and sharing the impact of a vocal preparation with a professional specialist for the achievement of artistic autonomy in the processes of creation. Finally, we seek to understand the guiding principles and concepts for the acting work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atuação. | pt_BR |
dc.subject | Acting | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Corpo-voz. | pt_BR |
dc.subject | Body-voice | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia. | pt_BR |
dc.subject | Speech therapy | pt_BR |
dc.subject | Ator-criador. | pt_BR |
dc.subject | Creator-actor. | pt_BR |
dc.title | Reverberações vocais na arte teatral: Um olhar sensível acerca da autonomia artística nos processos de criação corpóreos-vocais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paula, José Eduardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761101D2&tokenCaptchar=03AGdBq27i1nZ7vr5l5BHrto2gs2zqPC4f-_Kcww4LNvRFi103cuoUrvRjTun6JnPkIt-gSXlBu5kR12H59QUaHXG-qnc8v_cbdflT4sh0PvrQXhQi4ZBO_MLMAGhitSaXNHlfHpI0uTypCVZp6ff9K4IhsDPRe0bVr4S6tZFe1SyxFOJDHDOVFClqoXJI4pGBkPrKav46r3y3vA7pIwFa4rdJsMfKr7zgwSeZFTLRQEKWUN_FpWfKB5l9-F1WgMcwgyWv-iwMNA-GLD7VswjT4TDS-UhIhYTT1DCFDa5ym1L27we3zBGelxHBSCcp2bd0NHsLzC3GgToFbKLmp5QJo7yl9X9p2u625__I-UbU_uWDCVTohz76dovTJ24b59p38ulECC8CCx1U740g_I93Z0tZ6hNrcOSfttJHN0uriYi48V8-v3Cgw5sOkFsAT3XC-zCh-_TaJEW1shknz2e6plIyuzsNOFnyraa2qvFKBaFfMql_Nhh-p6C7A9ddAUZLP6hrfegBvBE4BK8gUSxUd2i47B76B6MNqA | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Lucas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401659P4&tokenCaptchar=03AGdBq258Sdji4lyX31FUubf__AK6U3eSz16IkVa80O8VQ9D4nr0r-83ulV_LwoHrYCvIhj-mnNAYCSQZZohvn7dFepzhYijYIYXlE1YcMt-kQhJUhRjEQLrC5x_rtKkJ8yhbVZYgI8KfDERh2_l3jMU1FGWLKnt6N2VHCCtPence20XJv6quiHrGDvya49BYqmLFEJI_3Il0kCzULzY6mowOH3GKWNNKeJaza7hI7m4slDEU2WegcQFkk7ZlDWmnq8wFJxMlMjt7vtdzzNCPJm1UcyjzmR0k5WoK4sRhd27WMB5CFA4EH0s2pivmA7j--D76_oJbI_YtwOoo39wS2IxgoNcgmpzTGINM2lLaC_fCLk3OH5YyDEKHUPR7nj-pTnKl5VLJUAoWi5rQQTDtp8x95B_b3LJBBFRF9Z6CpUMB1aegEj8ZDyiQUC9dToq8TpXnpoFXtqLWcFKWvGDD3vx-Cw-pXEBthPgUn-u73PB0gviB-ny2sHWdxyVo3Nk_Z-Z87r307AeJcN9KfB3w4JqdRyhiQMr2dQ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leite, Vilma | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738083E8&tokenCaptchar=03AGdBq24Ha_jnKV1LGD4skBUUGzV2yng2P7n5L_v0riHwCEaEIVgUsvTY-BLc7D_VCXJARFkjhQiU-DfefRVJLg2Wf0Qxuj5NlwlDvaYsBVzMF8jcADQD7JS96wFJoRlaVEJuglJ8kbwY5-3vDph2dZJrqLPWDPzwx4o0AK7af88_OO8jBoafz9WzuyNJQE6677Ag0t-d7d0OQlRjL7sfYHFiA9sY4UNwI2dpu1lUWHkHAesbEOfePE-ELgl-6VUYNo2qSa5Z1W0ACx3V53pcARkbx3XFC4rDGFYmvKE5PG-yJfGd1w_tltPSECbeAr1WM8JKlzKTTgP6_pIUx6TgQ02ZudpHmsOYqQ-DPbWBRROMjARnQKNCnfv9R4bLHQCrbUa_JaOQQMQXTvTD-4gIuLjNDaDsgScewIu9L7mmmYJkQWBCpsOgBOGYGVzFqG_SEMKHUXn3oClvf7rmM7PpZUuaUHaNxW6J-iZmA_VCxuvcVlQltevcO_ngJnHq5ieFpxW1LJetRzKgPfRpRKxiSp48Vu5RdFMvRg | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso se propõe a fazer uma análise reflexiva dos efeitos causados pelo desenvolvimento corpóreo-vocal no fazer do artista-criador a partir de um memorial descritivo de três principais experiências vividas dentro e fora da universidade, a saber: o manifesto teatral “PULSE!” e a descoberta da vocalidade por uma perspectiva musicalizada dentro do caráter brechtiano; “Como dói o Amor”, um processo de montagem de um espetáculo de Commédia dell’Arte e a importância das máscaras para o desenvolvimento de potencial expressivo para a composição do personagem “Belão” com ênfase na construção vocal do mesmo; “Gota D’Água: Reverberações de um acompanhamento fonoaudiológico no desenvolvimento do trabalho atoral”, compartilhando o impacto de uma preparação vocal com um profissional especialista para a conquista de autonomia artística nos processos de criação. Por fim, busca-se compreender os princípios e conceitos norteadores para o ofício do ator. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 112546419 | - |
Appears in Collections: | TCC - Teatro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ReverberaçõesVocaisNa.pdf | TCC | 1.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.