Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34988
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0550-9864
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Reverberações vocais na arte teatral: Um olhar sensível acerca da autonomia artística nos processos de criação corpóreos-vocais
Autor: Portilho, Rosanna Salomão
Primer orientador: Paula, José Eduardo de
Primer miembro de la banca: Pinto, Lucas
Segundo miembro de la banca: Leite, Vilma
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso se propõe a fazer uma análise reflexiva dos efeitos causados pelo desenvolvimento corpóreo-vocal no fazer do artista-criador a partir de um memorial descritivo de três principais experiências vividas dentro e fora da universidade, a saber: o manifesto teatral “PULSE!” e a descoberta da vocalidade por uma perspectiva musicalizada dentro do caráter brechtiano; “Como dói o Amor”, um processo de montagem de um espetáculo de Commédia dell’Arte e a importância das máscaras para o desenvolvimento de potencial expressivo para a composição do personagem “Belão” com ênfase na construção vocal do mesmo; “Gota D’Água: Reverberações de um acompanhamento fonoaudiológico no desenvolvimento do trabalho atoral”, compartilhando o impacto de uma preparação vocal com um profissional especialista para a conquista de autonomia artística nos processos de criação. Por fim, busca-se compreender os princípios e conceitos norteadores para o ofício do ator.
Abstract: This term paper and undergraduate thesis proposes the reflective analysis of the effects caused by the corporeal-vocal development of the creator-artist’s practice from a descriptive memorial of three main experiences lived inside and outside of the university, namely: the manifesto play “PULSE!” and the discovery of vocality from a musical perspective with Brechtian characteristics. “Como dói o Amor”, which is a creative process of a Commédia dell’Arte show and the importance of masks for the development of the “Belão”’ character and his potential, with an emphasis on his vocal structure. Gota D’Água: reverberations of a speech-language pathology accompaniment for the development of acting work, and sharing the impact of a vocal preparation with a professional specialist for the achievement of artistic autonomy in the processes of creation. Finally, we seek to understand the guiding principles and concepts for the acting work.
Palabras clave: Atuação.
Acting
Teatro
Theater
Corpo-voz.
Body-voice
Fonoaudiologia.
Speech therapy
Ator-criador.
Creator-actor.
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PORTILHO, Rosanna Salomão. Reverberações vocais na arte teatral: Um olhar sensível acerca da autonomia artística nos processos de criação corpóreos-vocais. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34988
Fecha de defensa: 30-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ReverberaçõesVocaisNa.pdfTCC1.96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.