Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34288
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2506-4954
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aplicação de business intelligence para auxílio na retenção de clientes em uma empresa fornecedora de ERP
Author: Barbosa, Artur Guilherme Quirino
First Advisor: Lopes, José Eduardo Ferreira
First member of the Committee: Penedo, Antonio Sérgio Torres
Second member of the Committee: Pereira, Vinícius Silva
Summary: Este relato tecnológico tem como objetivo descrever o processo de construção de um ambiente de BI destinado ao processo de gerenciamento de retenção de clientes em uma empresa de fornecimento de solução ERP. Por meio do sistema de gestão integrado utilizado na empresa, os dados são imputados no banco de dados e então tratados para que seja factível a criação e alimentação de indicadores para apoiar a condução do negócio. Empresas que dão finalidade aos dados que estão à sua disposição podem garantir uma gestão mais efetiva e precisa. A partir deste estudo de caso, podem-se confirmar os resultados positivos da aplicação destes conceitos, no qual apresentou uma melhoria na retenção de clientes, melhor controle sobre como e onde atuar para garantir casos de sucesso, fazendo com que a empresa mantenha índices adequados de satisfação de clientes.
Keywords: BI - business iIntelligence
IN - inteligência de negócios
CR - centro de rResultado
ERP - enterprise resource planning
ERP - planejamento de Rrecursos empresariais
HTML - linguagem de marcação de hipertexto
HTML - hypertext markup language
SQL - structure query language
SQL - linguagem de consulta estruturada
TI - tecnologia da informação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BARBOSA, Artur Guilherme Quirino. Aplicação de business intelligence para auxílio na retenção de clientes em uma empresa fornecedora de ERP. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34288
Date of defense: 11-Mar-2022
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicaçãoBusinessIntelligence.pdfTCC801.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons