Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34288
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2506-4954
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aplicação de business intelligence para auxílio na retenção de clientes em uma empresa fornecedora de ERP
Autor(es): Barbosa, Artur Guilherme Quirino
Primeiro orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Penedo, Antonio Sérgio Torres
Segundo membro da banca: Pereira, Vinícius Silva
Resumo: Este relato tecnológico tem como objetivo descrever o processo de construção de um ambiente de BI destinado ao processo de gerenciamento de retenção de clientes em uma empresa de fornecimento de solução ERP. Por meio do sistema de gestão integrado utilizado na empresa, os dados são imputados no banco de dados e então tratados para que seja factível a criação e alimentação de indicadores para apoiar a condução do negócio. Empresas que dão finalidade aos dados que estão à sua disposição podem garantir uma gestão mais efetiva e precisa. A partir deste estudo de caso, podem-se confirmar os resultados positivos da aplicação destes conceitos, no qual apresentou uma melhoria na retenção de clientes, melhor controle sobre como e onde atuar para garantir casos de sucesso, fazendo com que a empresa mantenha índices adequados de satisfação de clientes.
Palavras-chave: BI - business iIntelligence
IN - inteligência de negócios
CR - centro de rResultado
ERP - enterprise resource planning
ERP - planejamento de Rrecursos empresariais
HTML - linguagem de marcação de hipertexto
HTML - hypertext markup language
SQL - structure query language
SQL - linguagem de consulta estruturada
TI - tecnologia da informação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BARBOSA, Artur Guilherme Quirino. Aplicação de business intelligence para auxílio na retenção de clientes em uma empresa fornecedora de ERP. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34288
Data de defesa: 11-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AplicaçãoBusinessIntelligence.pdfTCC801.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons