Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34288
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2506-4954
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aplicação de business intelligence para auxílio na retenção de clientes em uma empresa fornecedora de ERP
Autor: Barbosa, Artur Guilherme Quirino
Primer orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primer miembro de la banca: Penedo, Antonio Sérgio Torres
Segundo miembro de la banca: Pereira, Vinícius Silva
Resumen: Este relato tecnológico tem como objetivo descrever o processo de construção de um ambiente de BI destinado ao processo de gerenciamento de retenção de clientes em uma empresa de fornecimento de solução ERP. Por meio do sistema de gestão integrado utilizado na empresa, os dados são imputados no banco de dados e então tratados para que seja factível a criação e alimentação de indicadores para apoiar a condução do negócio. Empresas que dão finalidade aos dados que estão à sua disposição podem garantir uma gestão mais efetiva e precisa. A partir deste estudo de caso, podem-se confirmar os resultados positivos da aplicação destes conceitos, no qual apresentou uma melhoria na retenção de clientes, melhor controle sobre como e onde atuar para garantir casos de sucesso, fazendo com que a empresa mantenha índices adequados de satisfação de clientes.
Palabras clave: BI - business iIntelligence
IN - inteligência de negócios
CR - centro de rResultado
ERP - enterprise resource planning
ERP - planejamento de Rrecursos empresariais
HTML - linguagem de marcação de hipertexto
HTML - hypertext markup language
SQL - structure query language
SQL - linguagem de consulta estruturada
TI - tecnologia da informação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BARBOSA, Artur Guilherme Quirino. Aplicação de business intelligence para auxílio na retenção de clientes em uma empresa fornecedora de ERP. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34288
Fecha de defensa: 11-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AplicaçãoBusinessIntelligence.pdfTCC801.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons