Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Artur Guilherme Quirino-
dc.date.accessioned2022-03-16T18:05:07Z-
dc.date.available2022-03-16T18:05:07Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationBARBOSA, Artur Guilherme Quirino. Aplicação de business intelligence para auxílio na retenção de clientes em uma empresa fornecedora de ERP. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34288-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBI - business iIntelligencept_BR
dc.subjectIN - inteligência de negóciospt_BR
dc.subjectCR - centro de rResultadopt_BR
dc.subjectERP - enterprise resource planningpt_BR
dc.subjectERP - planejamento de Rrecursos empresariaispt_BR
dc.subjectHTML - linguagem de marcação de hipertextopt_BR
dc.subjectHTML - hypertext markup languagept_BR
dc.subjectSQL - structure query languagept_BR
dc.subjectSQL - linguagem de consulta estruturadapt_BR
dc.subjectTI - tecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleAplicação de business intelligence para auxílio na retenção de clientes em uma empresa fornecedora de ERPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1181111177305483pt_BR
dc.contributor.referee1Penedo, Antonio Sérgio Torres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6987375118761399pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Vinícius Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266010376410444pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste relato tecnológico tem como objetivo descrever o processo de construção de um ambiente de BI destinado ao processo de gerenciamento de retenção de clientes em uma empresa de fornecimento de solução ERP. Por meio do sistema de gestão integrado utilizado na empresa, os dados são imputados no banco de dados e então tratados para que seja factível a criação e alimentação de indicadores para apoiar a condução do negócio. Empresas que dão finalidade aos dados que estão à sua disposição podem garantir uma gestão mais efetiva e precisa. A partir deste estudo de caso, podem-se confirmar os resultados positivos da aplicação destes conceitos, no qual apresentou uma melhoria na retenção de clientes, melhor controle sobre como e onde atuar para garantir casos de sucesso, fazendo com que a empresa mantenha índices adequados de satisfação de clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode109980726-
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicaçãoBusinessIntelligence.pdfTCC801.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons