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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Nacionalismos de papel representações negras em narrativas identitárias do Brasil na revista O Cruzeiro, 1968-1970”
Autor(es): Barbosa, Magnun Vieira
Primeiro orientador: Almeida, Ivete Batista da Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Sandra Cristina da
Segundo membro da banca: Silva, José Vinícius Peres
Resumo: O Brasil, desde a primeira república, fragmentado e diverso, almeja pelo desejo utópico de uma única alma (Carvalho, 1990) em seu povo, encontrando na imprensa ilustrada (Dantas, 2010), um interessante sustentáculo ao seu desejo. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as impressões do pesquisador sobre as representações sociais (Moscovici, 2007) de personalidades negras na revista O Cruzeiro e os signos que compõe essas personalidades, buscando compreender como essa revista cuja proposta era ser global e educar o olhar, nas palavras de Chateaubriand, ao mesmo tempo que defendia e valorava os ideais estadunidenses, articulava seu discurso associado ao poder das fotografias (Andrade, 2004) em pleno período da ditadura civil-militar (1964-85), onde o julgo da censura silenciava a imprensa. Nesse sentido, o período de análise (1968-70) se faz fundamental para entender essa relação EUA/Brasil, à medida que em ambos os países, a sociedade fomentava o germe da mudança e da subversão. Tal pesquisa se fundamenta nas seguintes obras: Comunidades Imaginadas (2008), Benedict Anderson; Representações sociais: investigações em psicologia social (2007), Serge Moscovici; História da fotorreportagem no Brasil (2004); Joaquim Marçal Ferreira de Andrade; As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (2012), Helouise Costa e Sérgio Burgi; Propuesta de modelo de análisis de la imagem fotográfica (2004), Javier Marzal Felici.
Abstract: Brazil, since the first republic, fragmented and diverse, craves for the utopian desire of a single soul (Carvalho, 1990) in its people, finding in the illustrated press (Dantas, 2010) an interesting support for its desire. This research aims to present the researcher's impressions on the social representations (Moscovici, 2007) of black personalities in the magazine O Cruzeiro and the signs that make up these personalities, seeking to understand how this magazine whose proposal was to be global and educate the gaze, in Chateaubriand's words, while defending and valuing US ideals, articulated his discourse associated with the power of photographs (Andrade, 2004) in the middle of the civilmilitary dictatorship (1964-85), where the judgment of censorship silenced the press . In this sense, the period of analysis (1968-70) is fundamental to understand this US/Brazil relationship, as in both countries’ society fostered the germ of change and subversion. This research is based on the following works: Imagined Communities (2008), Benedict Anderson; Social representations: investigations in social psychology (2007), Serge Moscovici; History of photo reporting in Brazil (2004); Joaquim Marçal Ferreira de Andrade; The origins of photojournalism in Brazil: a look at O Cruzeiro (2012), Helouise Costa and Sérgio Burgi; Proposal for a photographic image analysis model (2004), Javier Marzal Felici.
Palavras-chave: Representações
O Cruzeiro
Personalidades negras
Imprensa ilustrada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BARBOSA, Magnun Vieira. “Nacionalismos de papel: representações negras em narrativas identitárias do Brasil na revista O Cruzeiro, 1968-1970”. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33918
Data de defesa: 27-Out-2021
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