Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33918
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Magnun Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-10T20:05:17Z | - |
dc.date.available | 2022-01-10T20:05:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Magnun Vieira. “Nacionalismos de papel: representações negras em narrativas identitárias do Brasil na revista O Cruzeiro, 1968-1970”. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33918 | - |
dc.description.abstract | Brazil, since the first republic, fragmented and diverse, craves for the utopian desire of a single soul (Carvalho, 1990) in its people, finding in the illustrated press (Dantas, 2010) an interesting support for its desire. This research aims to present the researcher's impressions on the social representations (Moscovici, 2007) of black personalities in the magazine O Cruzeiro and the signs that make up these personalities, seeking to understand how this magazine whose proposal was to be global and educate the gaze, in Chateaubriand's words, while defending and valuing US ideals, articulated his discourse associated with the power of photographs (Andrade, 2004) in the middle of the civilmilitary dictatorship (1964-85), where the judgment of censorship silenced the press . In this sense, the period of analysis (1968-70) is fundamental to understand this US/Brazil relationship, as in both countries’ society fostered the germ of change and subversion. This research is based on the following works: Imagined Communities (2008), Benedict Anderson; Social representations: investigations in social psychology (2007), Serge Moscovici; History of photo reporting in Brazil (2004); Joaquim Marçal Ferreira de Andrade; The origins of photojournalism in Brazil: a look at O Cruzeiro (2012), Helouise Costa and Sérgio Burgi; Proposal for a photographic image analysis model (2004), Javier Marzal Felici. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | O Cruzeiro | pt_BR |
dc.subject | Personalidades negras | pt_BR |
dc.subject | Imprensa ilustrada | pt_BR |
dc.title | Nacionalismos de papel representações negras em narrativas identitárias do Brasil na revista O Cruzeiro, 1968-1970” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ivete Batista da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3852618590034600 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Sandra Cristina da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079288304505360 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, José Vinícius Peres | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1287188955273978 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7272299382487545 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Brasil, desde a primeira república, fragmentado e diverso, almeja pelo desejo utópico de uma única alma (Carvalho, 1990) em seu povo, encontrando na imprensa ilustrada (Dantas, 2010), um interessante sustentáculo ao seu desejo. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as impressões do pesquisador sobre as representações sociais (Moscovici, 2007) de personalidades negras na revista O Cruzeiro e os signos que compõe essas personalidades, buscando compreender como essa revista cuja proposta era ser global e educar o olhar, nas palavras de Chateaubriand, ao mesmo tempo que defendia e valorava os ideais estadunidenses, articulava seu discurso associado ao poder das fotografias (Andrade, 2004) em pleno período da ditadura civil-militar (1964-85), onde o julgo da censura silenciava a imprensa. Nesse sentido, o período de análise (1968-70) se faz fundamental para entender essa relação EUA/Brasil, à medida que em ambos os países, a sociedade fomentava o germe da mudança e da subversão. Tal pesquisa se fundamenta nas seguintes obras: Comunidades Imaginadas (2008), Benedict Anderson; Representações sociais: investigações em psicologia social (2007), Serge Moscovici; História da fotorreportagem no Brasil (2004); Joaquim Marçal Ferreira de Andrade; As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (2012), Helouise Costa e Sérgio Burgi; Propuesta de modelo de análisis de la imagem fotográfica (2004), Javier Marzal Felici. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 52 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NacionalismosPapelRepresentações.pdf | 2.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License