Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33604
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os conhecimentos prévios, as histórias de vida, as experiências dos educandos da EJA no ensino da Matemática
Autor(es): Pelegrin, Ivanilde Regina
Primeiro orientador: Santos, Sônia Maria dos
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: Como todo final de curso ao mesmo tempo que é cansativo se torna gratificante essa conclusão e o aprendizado adquirido no decorrer do curso de graduação de licenciatura em pedagogia, infelizmente uma área pouco valorizada, mas de grande valia tanto na base quanto no decorrer de todas as formações o desenvolvimento como cidadão crítico do mundo ao qual está inserido. Esse trabalho será desenvolvido em duas partes, inicialmente será apresentado meu memorial acadêmico com um breve relato da minha vida pessoal e das minhas memórias de iniciação ao mundo do conhecimento, as escolas frequentadas, finalizado no curso de pedagogia. O segundo momento será desenvolvido em dupla1, com o objetivo de constituir numa investigação da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da importância do professor como mediador em situações de ensino na qual potencialize ao educando a aprendizagem do conteúdo que responda mais adequadamente à complexidade da educação de jovens e adultos (EJA), além de analisar como tais mediações, será aprofundado a importância do ensino da matemática, com a criação de condições para desenvolver o pensamento crítico dos estudantes e a práxis educativa nessa modalidade de ensino. Logo, a Educação de Jovens e adultos desempenha papel fundamental na formação do cidadão brasileiro, e por essa razão, entre outras, que a Matemática também está articulada à cultura para a formação humana e constituição da cidadania.
Palavras-chave: Memorial
EJA
Matemática
Pedagogia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PELEGRIN, Ivanilde Regina. Os conhecimentos prévios, as histórias de vida, as experiências dos educandos da EJA no ensino da Matemática. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33604
Data de defesa: 8-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConhecimentosPréviosHistórias.pdf819.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.