Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33604
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Os conhecimentos prévios, as histórias de vida, as experiências dos educandos da EJA no ensino da Matemática |
Author: | Pelegrin, Ivanilde Regina |
First Advisor: | Santos, Sônia Maria dos |
First member of the Committee: | x, x |
Second member of the Committee: | x, x |
Summary: | Como todo final de curso ao mesmo tempo que é cansativo se torna gratificante essa conclusão e o aprendizado adquirido no decorrer do curso de graduação de licenciatura em pedagogia, infelizmente uma área pouco valorizada, mas de grande valia tanto na base quanto no decorrer de todas as formações o desenvolvimento como cidadão crítico do mundo ao qual está inserido. Esse trabalho será desenvolvido em duas partes, inicialmente será apresentado meu memorial acadêmico com um breve relato da minha vida pessoal e das minhas memórias de iniciação ao mundo do conhecimento, as escolas frequentadas, finalizado no curso de pedagogia. O segundo momento será desenvolvido em dupla1, com o objetivo de constituir numa investigação da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da importância do professor como mediador em situações de ensino na qual potencialize ao educando a aprendizagem do conteúdo que responda mais adequadamente à complexidade da educação de jovens e adultos (EJA), além de analisar como tais mediações, será aprofundado a importância do ensino da matemática, com a criação de condições para desenvolver o pensamento crítico dos estudantes e a práxis educativa nessa modalidade de ensino. Logo, a Educação de Jovens e adultos desempenha papel fundamental na formação do cidadão brasileiro, e por essa razão, entre outras, que a Matemática também está articulada à cultura para a formação humana e constituição da cidadania. |
Keywords: | Memorial EJA Matemática Pedagogia |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | PELEGRIN, Ivanilde Regina. Os conhecimentos prévios, as histórias de vida, as experiências dos educandos da EJA no ensino da Matemática. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33604 |
Date of defense: | 8-Nov-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ConhecimentosPréviosHistórias.pdf | 819.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.