Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33599
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6802-1137
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O uso da Gamificação como forma de superar o tradicionalismo pedagógico
Autor(es): Costa, Maraliza Evalini Nunes
Primeiro orientador: Oliveira, Hélio Carlos Miranda de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Hélio Carlos Miranda de
Segundo membro da banca: Não se aplica
Resumo: O presente trabalho propõe uma discussão a respeito das contribuições do Construtivismo à educação, principalmente no que se refere às atuais concepções de alfabetização e faz uma correlação entre os ideais construtivistas e o objetivo maior das Metodologias Ativas, o qual é posicionar o aluno como o principal construtor de seu conhecimento. Metodologias ativas estão sendo cada vez mais utilizadas no cenário educacional e a gamificação é uma das várias estratégias para aplicá-las. Dentre os pesquisadores que comungam dos ideais construtivistas, está Emília Ferreiro que contribuiu exponencialmente para uma nova concepção nacional de alfabetização. O trabalho relata a necessidade de se pensar a educação como algo que evolui conforme as mudanças sociais e faz menção quanto à utilização da gamificação para que o aprendizado se torne mais atrativo aos alunos.
Palavras-chave: Construtivismo
Metodologias ativas
Alfabetização
Gamificação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Maraliza Evalini Nunes. O uso da Gamificação como forma de superar o tradicionalismo pedagógico. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Araxá, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33599
Data de defesa: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoGamificaçãoForma.pdfTCC395.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.