Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Maraliza Evalini Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T16:52:18Z | - |
dc.date.available | 2021-11-30T16:52:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-25 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Maraliza Evalini Nunes. O uso da Gamificação como forma de superar o tradicionalismo pedagógico. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Araxá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33599 | - |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | O uso da Gamificação como forma de superar o tradicionalismo pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Hélio Carlos Miranda de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8593388600195175 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Hélio Carlos Miranda de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8593388600195175 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Não se aplica | - |
dc.contributor.referee2Lattes | Não se aplica | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe uma discussão a respeito das contribuições do Construtivismo à educação, principalmente no que se refere às atuais concepções de alfabetização e faz uma correlação entre os ideais construtivistas e o objetivo maior das Metodologias Ativas, o qual é posicionar o aluno como o principal construtor de seu conhecimento. Metodologias ativas estão sendo cada vez mais utilizadas no cenário educacional e a gamificação é uma das várias estratégias para aplicá-las. Dentre os pesquisadores que comungam dos ideais construtivistas, está Emília Ferreiro que contribuiu exponencialmente para uma nova concepção nacional de alfabetização. O trabalho relata a necessidade de se pensar a educação como algo que evolui conforme as mudanças sociais e faz menção quanto à utilização da gamificação para que o aprendizado se torne mais atrativo aos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 22 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 104027875 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UsoGamificaçãoForma.pdf | TCC | 395.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.