Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33599
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Maraliza Evalini Nunes-
dc.date.accessioned2021-11-30T16:52:18Z-
dc.date.available2021-11-30T16:52:18Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Maraliza Evalini Nunes. O uso da Gamificação como forma de superar o tradicionalismo pedagógico. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Araxá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33599-
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleO uso da Gamificação como forma de superar o tradicionalismo pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Hélio Carlos Miranda de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593388600195175pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Hélio Carlos Miranda de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593388600195175pt_BR
dc.contributor.referee2Não se aplica-
dc.contributor.referee2LattesNão se aplicapt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma discussão a respeito das contribuições do Construtivismo à educação, principalmente no que se refere às atuais concepções de alfabetização e faz uma correlação entre os ideais construtivistas e o objetivo maior das Metodologias Ativas, o qual é posicionar o aluno como o principal construtor de seu conhecimento. Metodologias ativas estão sendo cada vez mais utilizadas no cenário educacional e a gamificação é uma das várias estratégias para aplicá-las. Dentre os pesquisadores que comungam dos ideais construtivistas, está Emília Ferreiro que contribuiu exponencialmente para uma nova concepção nacional de alfabetização. O trabalho relata a necessidade de se pensar a educação como algo que evolui conforme as mudanças sociais e faz menção quanto à utilização da gamificação para que o aprendizado se torne mais atrativo aos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode104027875-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoGamificaçãoForma.pdfTCC395.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.