Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33599
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6802-1137
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O uso da Gamificação como forma de superar o tradicionalismo pedagógico
Autor: Costa, Maraliza Evalini Nunes
Primer orientador: Oliveira, Hélio Carlos Miranda de
Primer miembro de la banca: Oliveira, Hélio Carlos Miranda de
Segundo miembro de la banca: Não se aplica
Resumen: O presente trabalho propõe uma discussão a respeito das contribuições do Construtivismo à educação, principalmente no que se refere às atuais concepções de alfabetização e faz uma correlação entre os ideais construtivistas e o objetivo maior das Metodologias Ativas, o qual é posicionar o aluno como o principal construtor de seu conhecimento. Metodologias ativas estão sendo cada vez mais utilizadas no cenário educacional e a gamificação é uma das várias estratégias para aplicá-las. Dentre os pesquisadores que comungam dos ideais construtivistas, está Emília Ferreiro que contribuiu exponencialmente para uma nova concepção nacional de alfabetização. O trabalho relata a necessidade de se pensar a educação como algo que evolui conforme as mudanças sociais e faz menção quanto à utilização da gamificação para que o aprendizado se torne mais atrativo aos alunos.
Palabras clave: Construtivismo
Metodologias ativas
Alfabetização
Gamificação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: COSTA, Maraliza Evalini Nunes. O uso da Gamificação como forma de superar o tradicionalismo pedagógico. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Araxá, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33599
Fecha de defensa: 25-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UsoGamificaçãoForma.pdfTCC395.8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.