Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33599
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6802-1137
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O uso da Gamificação como forma de superar o tradicionalismo pedagógico
Author: Costa, Maraliza Evalini Nunes
First Advisor: Oliveira, Hélio Carlos Miranda de
First member of the Committee: Oliveira, Hélio Carlos Miranda de
Second member of the Committee: Não se aplica
Summary: O presente trabalho propõe uma discussão a respeito das contribuições do Construtivismo à educação, principalmente no que se refere às atuais concepções de alfabetização e faz uma correlação entre os ideais construtivistas e o objetivo maior das Metodologias Ativas, o qual é posicionar o aluno como o principal construtor de seu conhecimento. Metodologias ativas estão sendo cada vez mais utilizadas no cenário educacional e a gamificação é uma das várias estratégias para aplicá-las. Dentre os pesquisadores que comungam dos ideais construtivistas, está Emília Ferreiro que contribuiu exponencialmente para uma nova concepção nacional de alfabetização. O trabalho relata a necessidade de se pensar a educação como algo que evolui conforme as mudanças sociais e faz menção quanto à utilização da gamificação para que o aprendizado se torne mais atrativo aos alunos.
Keywords: Construtivismo
Metodologias ativas
Alfabetização
Gamificação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: COSTA, Maraliza Evalini Nunes. O uso da Gamificação como forma de superar o tradicionalismo pedagógico. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Araxá, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33599
Date of defense: 25-Nov-2021
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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