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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 United States
Título: Made in Brazil: o fenômeno dos falsos gringos e o papel da indústria cultural na americanização da música brasileira na década de 70
Autor: Alves, Maria Cristina de Oliveira
Primer orientador: Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo
Primer miembro de la banca: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Segundo miembro de la banca: Gutemberg, Jaqueline Souza
Resumen: O objetivo do estudo ora apresentado é fazer uma análise sobre um movimento musical ocorrido nos anos 1970, chamado Hits Brasil, ou os falsos gringos, como os artistas eram pejorativamente referidos pela crítica especializada. Numa época em que a música no idioma inglês dominava o mercado fonográfico, a música internacional foi abraçada pelas trilhas sonoras das telenovelas, especialmente pela Rede Globo, que já despontava como líder de audiência nesse segmento, momento no qual a televisão se concretizava como veículo de comunicação de massa. Dessa forma, esses artistas adotavam um pseudônimo, compunham e gravavam em inglês, se fazendo passar por estrangeiros. Como não eram fluentes na língua inglesa, ficavam impedidos de aparecer em programas de TV ou fazer shows ao vivo, para evitar que fossem desmascarados. Além disso, suas fotos sequer apareciam nas capas dos discos, e tampouco eram citados nas fichas técnicas dos encartes, fazendo com que, embora estivessem no auge do sucesso, permanecessem no anonimato. Para melhor compreensão do processo que culminou nesse fenômeno, faz-se necessário entender o papel da invasão cultural norte-americana no país, bem como o cenário político, social e econômico do Brasil naquele momento, quando a indústria cultural e o mercado fonográfico se desenvolveram sob a tutela e o interesse do regime militar. A metodologia de pesquisa será do tipo estudo exploratório baseado em levantamento de fontes secundárias. O desenvolvimento do referencial teórico darse-á por meio de pesquisa bibliográfica em jornais, revistas, artigos, bem como literatura especializada no assunto. Também a Internet se mostra fundamental como fonte de pesquisa, uma vez que, em muitos casos, o meio digital consiste no único registro acessível acerca dos artistas e suas canções.
Abstract: This study aims to make an analysis about this musical movement occurred back in the 70's, knew as Hits Brasil, or falsos gringos - literally meaning fake foreigners - as how the artists where pejoratively called by the specialized critics. At a time when music with english lyrics ruled the industry, soap operas producers embraced the idea of using international music as their soundtrack, specially Rede Globo, a Network which was already emerging as an audience leader in this segment, at a time when television was being stablished as a mass communication vehicle. Thereby, those artists composed and recorded in English, pretending to be foreigners under a pseudonym. As they had no English proficiency, they were forbidden to appear on TV or performing live shows, to avoid being exposed. Furthermore, their photos did not even appear on the album covers, nor were they mentioned in the technical sheets of the inserts, meaning that, although they were at the peak of their success, they remained anonymous. For a better understanding of the process that culminated in this phenomenon, it is necessary to understand the role of the North American cultural invasion in Brazil, as well as the political, social and economic scenario in this country at that time, a period where both the Cultural and Phonographic Industries developed under the protection and interest of the military regime. This study will make use of exploratory research supported by a review of of secondary sources. The theoretical framework development will take place through bibliographical research in newspapers, magazines, articles, as well as specialized literature on the subject. The Internet is also fundamental as a research source, since, in many cases, the digital evironment is the only accessible record related to those artists and their songs.
Palabras clave: Invasão cultural norte-americana
North American cultural invasion
indústria cultural
cultural industry
Falsos gringos
Fake foreigners
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALVES, Maria Cristina de Oliveira. Made in Brazil: o fenômeno dos falsos gringos e o papel da indústria cultural na americanização da música brasileira na década de 70. 2021. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33249
Fecha de defensa: 29-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - História

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