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dc.creatorAlves, Maria Cristina de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:08:04Z-
dc.date.available2021-11-09T13:08:04Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationALVES, Maria Cristina de Oliveira. Made in Brazil: o fenômeno dos falsos gringos e o papel da indústria cultural na americanização da música brasileira na década de 70. 2021. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33249-
dc.description.abstractThis study aims to make an analysis about this musical movement occurred back in the 70's, knew as Hits Brasil, or falsos gringos - literally meaning fake foreigners - as how the artists where pejoratively called by the specialized critics. At a time when music with english lyrics ruled the industry, soap operas producers embraced the idea of using international music as their soundtrack, specially Rede Globo, a Network which was already emerging as an audience leader in this segment, at a time when television was being stablished as a mass communication vehicle. Thereby, those artists composed and recorded in English, pretending to be foreigners under a pseudonym. As they had no English proficiency, they were forbidden to appear on TV or performing live shows, to avoid being exposed. Furthermore, their photos did not even appear on the album covers, nor were they mentioned in the technical sheets of the inserts, meaning that, although they were at the peak of their success, they remained anonymous. For a better understanding of the process that culminated in this phenomenon, it is necessary to understand the role of the North American cultural invasion in Brazil, as well as the political, social and economic scenario in this country at that time, a period where both the Cultural and Phonographic Industries developed under the protection and interest of the military regime. This study will make use of exploratory research supported by a review of of secondary sources. The theoretical framework development will take place through bibliographical research in newspapers, magazines, articles, as well as specialized literature on the subject. The Internet is also fundamental as a research source, since, in many cases, the digital evironment is the only accessible record related to those artists and their songs.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectInvasão cultural norte-americanapt_BR
dc.subjectNorth American cultural invasionpt_BR
dc.subjectindústria culturalpt_BR
dc.subjectcultural industrypt_BR
dc.subjectFalsos gringospt_BR
dc.subjectFake foreignerspt_BR
dc.titleMade in Brazil: o fenômeno dos falsos gringos e o papel da indústria cultural na americanização da música brasileira na década de 70pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8068581587738031pt_BR
dc.contributor.referee1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.contributor.referee2Gutemberg, Jaqueline Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386827820779836pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8159665266848080pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo ora apresentado é fazer uma análise sobre um movimento musical ocorrido nos anos 1970, chamado Hits Brasil, ou os falsos gringos, como os artistas eram pejorativamente referidos pela crítica especializada. Numa época em que a música no idioma inglês dominava o mercado fonográfico, a música internacional foi abraçada pelas trilhas sonoras das telenovelas, especialmente pela Rede Globo, que já despontava como líder de audiência nesse segmento, momento no qual a televisão se concretizava como veículo de comunicação de massa. Dessa forma, esses artistas adotavam um pseudônimo, compunham e gravavam em inglês, se fazendo passar por estrangeiros. Como não eram fluentes na língua inglesa, ficavam impedidos de aparecer em programas de TV ou fazer shows ao vivo, para evitar que fossem desmascarados. Além disso, suas fotos sequer apareciam nas capas dos discos, e tampouco eram citados nas fichas técnicas dos encartes, fazendo com que, embora estivessem no auge do sucesso, permanecessem no anonimato. Para melhor compreensão do processo que culminou nesse fenômeno, faz-se necessário entender o papel da invasão cultural norte-americana no país, bem como o cenário político, social e econômico do Brasil naquele momento, quando a indústria cultural e o mercado fonográfico se desenvolveram sob a tutela e o interesse do regime militar. A metodologia de pesquisa será do tipo estudo exploratório baseado em levantamento de fontes secundárias. O desenvolvimento do referencial teórico darse-á por meio de pesquisa bibliográfica em jornais, revistas, artigos, bem como literatura especializada no assunto. Também a Internet se mostra fundamental como fonte de pesquisa, uma vez que, em muitos casos, o meio digital consiste no único registro acessível acerca dos artistas e suas canções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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