Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32459
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O ensino de Física no Ensino Médio Integral: uma investigação acerca dos desafios e das contribuições apresentadas pelas pesquisas da área |
Autor(es): | Silva, Daiane Isabel da |
Primeiro orientador: | Lima, Sorandra Corrêa de |
Primeiro membro da banca: | Santos , Silvia Martins dos |
Segundo membro da banca: | Cavalheiro , Ademir |
Resumo: | Neste trabalho, pretendemos averiguar, o que se tem discutido na academia acerca do ensino de Física no Ensino Médio de Tempo Integral. Quais os desafios e contribuições apresentadas nas pesquisas nessa modalidade de ensino? Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográgica de publicações, no período de 2004 a 2020, relativas a essa área na internet e nos três maiores eventos nacionais que contemplam o ensino de Física, sendo eles: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Assim, encontramos poucos trabalhos na literatura que discutem o ensino de Física em escolas que possuem o Ensino Médio de Tempo Integral. Porém, percebemos que uma forma de garantir a permanência e universalização do Tempo Integral é o investimento por parte do Estado, com bolsa de estudo, reforma na estrura dos prédios escolares, contratação de pessoal e compra de material pedagógico para atender a demanda. No âmbito do ensino de Física e/ou das práticas experimentais, foi notado a utilização de material de baixo custo e laboratórios improvisados, para atender essa demanda de ensino. Dessa maneira, entendemos ser necessário ampliar esta reflexão para que o entusiasmo pela educação integral não obstaculize a garantia do direito à qualidade no ensino médio. Para isso é preciso que o debate não cesse, e que os professores que atuam no ensino médio também assumam o direcionamento dessa discussão. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Ensino Médio Integral Pesquisa bibliográfica |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Daiane Isabel da. O ensino de Física no Ensino Médio Integral: uma investigação acerca dos desafios e das contribuições apresentadas pelas pesquisas da área. 2021. 33 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32459 |
Data de defesa: | 15-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoFísicaEnsino.pdf | 331.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.