Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32459
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O ensino de Física no Ensino Médio Integral: uma investigação acerca dos desafios e das contribuições apresentadas pelas pesquisas da área
Autor: Silva, Daiane Isabel da
Primer orientador: Lima, Sorandra Corrêa de
Primer miembro de la banca: Santos , Silvia Martins dos
Segundo miembro de la banca: Cavalheiro , Ademir
Resumen: Neste trabalho, pretendemos averiguar, o que se tem discutido na academia acerca do ensino de Física no Ensino Médio de Tempo Integral. Quais os desafios e contribuições apresentadas nas pesquisas nessa modalidade de ensino? Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográgica de publicações, no período de 2004 a 2020, relativas a essa área na internet e nos três maiores eventos nacionais que contemplam o ensino de Física, sendo eles: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Assim, encontramos poucos trabalhos na literatura que discutem o ensino de Física em escolas que possuem o Ensino Médio de Tempo Integral. Porém, percebemos que uma forma de garantir a permanência e universalização do Tempo Integral é o investimento por parte do Estado, com bolsa de estudo, reforma na estrura dos prédios escolares, contratação de pessoal e compra de material pedagógico para atender a demanda. No âmbito do ensino de Física e/ou das práticas experimentais, foi notado a utilização de material de baixo custo e laboratórios improvisados, para atender essa demanda de ensino. Dessa maneira, entendemos ser necessário ampliar esta reflexão para que o entusiasmo pela educação integral não obstaculize a garantia do direito à qualidade no ensino médio. Para isso é preciso que o debate não cesse, e que os professores que atuam no ensino médio também assumam o direcionamento dessa discussão.
Palabras clave: Ensino de Física
Ensino Médio Integral
Pesquisa bibliográfica
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Daiane Isabel da. O ensino de Física no Ensino Médio Integral: uma investigação acerca dos desafios e das contribuições apresentadas pelas pesquisas da área. 2021. 33 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32459
Fecha de defensa: 15-jun-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoFísicaEnsino.pdf331.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.