Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32459
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O ensino de Física no Ensino Médio Integral: uma investigação acerca dos desafios e das contribuições apresentadas pelas pesquisas da área |
Author: | Silva, Daiane Isabel da |
First Advisor: | Lima, Sorandra Corrêa de |
First member of the Committee: | Santos , Silvia Martins dos |
Second member of the Committee: | Cavalheiro , Ademir |
Summary: | Neste trabalho, pretendemos averiguar, o que se tem discutido na academia acerca do ensino de Física no Ensino Médio de Tempo Integral. Quais os desafios e contribuições apresentadas nas pesquisas nessa modalidade de ensino? Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográgica de publicações, no período de 2004 a 2020, relativas a essa área na internet e nos três maiores eventos nacionais que contemplam o ensino de Física, sendo eles: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Assim, encontramos poucos trabalhos na literatura que discutem o ensino de Física em escolas que possuem o Ensino Médio de Tempo Integral. Porém, percebemos que uma forma de garantir a permanência e universalização do Tempo Integral é o investimento por parte do Estado, com bolsa de estudo, reforma na estrura dos prédios escolares, contratação de pessoal e compra de material pedagógico para atender a demanda. No âmbito do ensino de Física e/ou das práticas experimentais, foi notado a utilização de material de baixo custo e laboratórios improvisados, para atender essa demanda de ensino. Dessa maneira, entendemos ser necessário ampliar esta reflexão para que o entusiasmo pela educação integral não obstaculize a garantia do direito à qualidade no ensino médio. Para isso é preciso que o debate não cesse, e que os professores que atuam no ensino médio também assumam o direcionamento dessa discussão. |
Keywords: | Ensino de Física Ensino Médio Integral Pesquisa bibliográfica |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Daiane Isabel da. O ensino de Física no Ensino Médio Integral: uma investigação acerca dos desafios e das contribuições apresentadas pelas pesquisas da área. 2021. 33 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32459 |
Date of defense: | 15-Jun-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoFísicaEnsino.pdf | 331.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.