Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32459
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino de Física no Ensino Médio Integral: uma investigação acerca dos desafios e das contribuições apresentadas pelas pesquisas da área
Author: Silva, Daiane Isabel da
First Advisor: Lima, Sorandra Corrêa de
First member of the Committee: Santos , Silvia Martins dos
Second member of the Committee: Cavalheiro , Ademir
Summary: Neste trabalho, pretendemos averiguar, o que se tem discutido na academia acerca do ensino de Física no Ensino Médio de Tempo Integral. Quais os desafios e contribuições apresentadas nas pesquisas nessa modalidade de ensino? Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográgica de publicações, no período de 2004 a 2020, relativas a essa área na internet e nos três maiores eventos nacionais que contemplam o ensino de Física, sendo eles: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Assim, encontramos poucos trabalhos na literatura que discutem o ensino de Física em escolas que possuem o Ensino Médio de Tempo Integral. Porém, percebemos que uma forma de garantir a permanência e universalização do Tempo Integral é o investimento por parte do Estado, com bolsa de estudo, reforma na estrura dos prédios escolares, contratação de pessoal e compra de material pedagógico para atender a demanda. No âmbito do ensino de Física e/ou das práticas experimentais, foi notado a utilização de material de baixo custo e laboratórios improvisados, para atender essa demanda de ensino. Dessa maneira, entendemos ser necessário ampliar esta reflexão para que o entusiasmo pela educação integral não obstaculize a garantia do direito à qualidade no ensino médio. Para isso é preciso que o debate não cesse, e que os professores que atuam no ensino médio também assumam o direcionamento dessa discussão.
Keywords: Ensino de Física
Ensino Médio Integral
Pesquisa bibliográfica
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Daiane Isabel da. O ensino de Física no Ensino Médio Integral: uma investigação acerca dos desafios e das contribuições apresentadas pelas pesquisas da área. 2021. 33 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32459
Date of defense: 15-Jun-2021
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoFísicaEnsino.pdf331.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.