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dc.creatorSilva, Daiane Isabel da-
dc.date.accessioned2021-07-14T14:08:35Z-
dc.date.available2021-07-14T14:08:35Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.citationSILVA, Daiane Isabel da. O ensino de Física no Ensino Médio Integral: uma investigação acerca dos desafios e das contribuições apresentadas pelas pesquisas da área. 2021. 33 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32459-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integralpt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleO ensino de Física no Ensino Médio Integral: uma investigação acerca dos desafios e das contribuições apresentadas pelas pesquisas da áreapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Sorandra Corrêa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0057848696906071pt_BR
dc.contributor.referee1Santos , Silvia Martins dos-
dc.contributor.referee2Cavalheiro , Ademir-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, pretendemos averiguar, o que se tem discutido na academia acerca do ensino de Física no Ensino Médio de Tempo Integral. Quais os desafios e contribuições apresentadas nas pesquisas nessa modalidade de ensino? Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográgica de publicações, no período de 2004 a 2020, relativas a essa área na internet e nos três maiores eventos nacionais que contemplam o ensino de Física, sendo eles: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Assim, encontramos poucos trabalhos na literatura que discutem o ensino de Física em escolas que possuem o Ensino Médio de Tempo Integral. Porém, percebemos que uma forma de garantir a permanência e universalização do Tempo Integral é o investimento por parte do Estado, com bolsa de estudo, reforma na estrura dos prédios escolares, contratação de pessoal e compra de material pedagógico para atender a demanda. No âmbito do ensino de Física e/ou das práticas experimentais, foi notado a utilização de material de baixo custo e laboratórios improvisados, para atender essa demanda de ensino. Dessa maneira, entendemos ser necessário ampliar esta reflexão para que o entusiasmo pela educação integral não obstaculize a garantia do direito à qualidade no ensino médio. Para isso é preciso que o debate não cesse, e que os professores que atuam no ensino médio também assumam o direcionamento dessa discussão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

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