Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32012
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8008-339X |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Avaliação da efetividade de programas de educação ambiental no licenciamento ambiental de hidrelétricas: o caso da UHE de Miranda |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the effectiveness of environmental education programs in the environmental licensing of hydroelectric plants: The case of UHE Miranda |
Autor(es): | Amaro, Frederico Augusto Tavares |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Gelze Serrat de Souza Campos |
Primeiro membro da banca: | Colesanti, Marlene Teresinha de Muno |
Segundo membro da banca: | Almeida, Maria Rita Raimundo e |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a efetividade do Programa de Educação Ambiental (PEA) desenvolvido no âmbito do licenciamento ambiental da UHE Miranda. Seu objetivo é explorar como são planejados, conduzidos e desenvolvidos os PEA’s no âmbito do licenciamento e criar ferramentas que contribuam para sua avaliação, desenvolvimento e aprimoramento. Foi realizada uma investigação sobre a efetividade do PEA no contexto da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para desenvolver e aplicar um conjunto de 07 indicadores de efetividade processual e 13 de efetividade substantiva. Foram investigados os 02 componentes integrantes do programa, um voltado ao público externo (PEA) e outro ao público interno, denominado Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT). Utilizando dos indicadores elaborados, foram construídas 04 matrizes de avaliação para atribuição de nota e conceito às categorias de efetividade investigadas aplicadas a 9 atividades do PEA e 4 do PEAT. Os resultados obtidos indicaram o atendimento à efetividade processual e substantiva para o programa investigado em ambas as categorias (PEA e PEAT). Apesar disso, não foi possível obter considerações gerais sobre a efetividade do PEA no âmbito do licenciamento, como um todo, uma vez que, para isto seria necessário aprimorar os indicadores, categorias de análise e margem amostral investigada. Por fim, espera-se que o conjunto de indicadores e a matriz de avaliação elaborados continuem a ser aplicados na investigação de outros PEA’s e sejam aprimorados de modo que possibilitem investigações mais profundas acerca das contribuições efetivas advindas do PEA na sociedade. |
Abstract: | This research investigates the effectiveness of the Environmental Education Program (EEP) developed for environmental licensing of UHE Miranda. Its objective is to explore how PEA's are planned, conducted and developed within the scope of licensing and to create tools that contribute to their assessment, development and improvement. An investigation was carried out on the effectiveness of the EEP in the context of Environmental Impact Assessment (EIA) to develop and apply a set of 7 procedural effectiveness indicators and 13 substantive effectiveness indicators. The 02 components of the program were investigated, one aimed at the external public (EEP) and the other at the internal public, called the Workers' Environmental Education Program (WEEP). Using the elaborated indicators, 04 evaluation matrices were built to assign grade and concept to the investigated effectiveness categories applied to 9 activities of the EEP and 4 of the WEEP. The results obtained indicated compliance with procedural and substantive effectiveness for the investigated program in both categories. Despite this, it was not possible to obtain general considerations about the effectiveness of the PEA in the scope of licensing, since for this, it would be necessary to improve the indicators, analysis categories and investigated sample margin. Finally, it is expected that the set of indicators and the evaluation matrix elaborated will continue to be applied in the investigation of other PEA's and will be improved so as to allow for deeper investigations about the effective contributions arising from the PEA in society. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Environmental Education Programas de Educação Ambiental Environmental Education Programs Licenciamento ambiental Environmental licensing Avaliação de Efetividade Evaluation of Effectiveness Geografia Socioambiental Environmental Geography |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Assunto: | Geografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Referência: | AMARO, Frederico Augusto Tavares. Avaliação da efetividade de Programas de Educação Ambiental no licenciamento ambiental de hidrelétricas: o caso da UHE de Miranda. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5532. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5532 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32012 |
Data de defesa: | 20-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AvaliacaoEfetividadeProgramas.pdf | Dissertação | 7.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.