Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmaro, Frederico Augusto Tavares-
dc.date.accessioned2021-06-16T19:20:32Z-
dc.date.available2021-06-16T19:20:32Z-
dc.date.issued2021-05-20-
dc.identifier.citationAMARO, Frederico Augusto Tavares. Avaliação da efetividade de Programas de Educação Ambiental no licenciamento ambiental de hidrelétricas: o caso da UHE de Miranda. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5532.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32012-
dc.description.abstractThis research investigates the effectiveness of the Environmental Education Program (EEP) developed for environmental licensing of UHE Miranda. Its objective is to explore how PEA's are planned, conducted and developed within the scope of licensing and to create tools that contribute to their assessment, development and improvement. An investigation was carried out on the effectiveness of the EEP in the context of Environmental Impact Assessment (EIA) to develop and apply a set of 7 procedural effectiveness indicators and 13 substantive effectiveness indicators. The 02 components of the program were investigated, one aimed at the external public (EEP) and the other at the internal public, called the Workers' Environmental Education Program (WEEP). Using the elaborated indicators, 04 evaluation matrices were built to assign grade and concept to the investigated effectiveness categories applied to 9 activities of the EEP and 4 of the WEEP. The results obtained indicated compliance with procedural and substantive effectiveness for the investigated program in both categories. Despite this, it was not possible to obtain general considerations about the effectiveness of the PEA in the scope of licensing, since for this, it would be necessary to improve the indicators, analysis categories and investigated sample margin. Finally, it is expected that the set of indicators and the evaluation matrix elaborated will continue to be applied in the investigation of other PEA's and will be improved so as to allow for deeper investigations about the effective contributions arising from the PEA in society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectProgramas de Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Education Programspt_BR
dc.subjectLicenciamento ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental licensingpt_BR
dc.subjectAvaliação de Efetividadept_BR
dc.subjectEvaluation of Effectivenesspt_BR
dc.subjectGeografia Socioambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Geographypt_BR
dc.titleAvaliação da efetividade de programas de educação ambiental no licenciamento ambiental de hidrelétricas: o caso da UHE de Mirandapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the effectiveness of environmental education programs in the environmental licensing of hydroelectric plants: The case of UHE Mirandapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Gelze Serrat de Souza Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392488215591687pt_BR
dc.contributor.referee1Colesanti, Marlene Teresinha de Muno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646428883709643pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Rita Raimundo e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139676216246238pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044026922671505pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a efetividade do Programa de Educação Ambiental (PEA) desenvolvido no âmbito do licenciamento ambiental da UHE Miranda. Seu objetivo é explorar como são planejados, conduzidos e desenvolvidos os PEA’s no âmbito do licenciamento e criar ferramentas que contribuam para sua avaliação, desenvolvimento e aprimoramento. Foi realizada uma investigação sobre a efetividade do PEA no contexto da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para desenvolver e aplicar um conjunto de 07 indicadores de efetividade processual e 13 de efetividade substantiva. Foram investigados os 02 componentes integrantes do programa, um voltado ao público externo (PEA) e outro ao público interno, denominado Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT). Utilizando dos indicadores elaborados, foram construídas 04 matrizes de avaliação para atribuição de nota e conceito às categorias de efetividade investigadas aplicadas a 9 atividades do PEA e 4 do PEAT. Os resultados obtidos indicaram o atendimento à efetividade processual e substantiva para o programa investigado em ambas as categorias (PEA e PEAT). Apesar disso, não foi possível obter considerações gerais sobre a efetividade do PEA no âmbito do licenciamento, como um todo, uma vez que, para isto seria necessário aprimorar os indicadores, categorias de análise e margem amostral investigada. Por fim, espera-se que o conjunto de indicadores e a matriz de avaliação elaborados continuem a ser aplicados na investigação de outros PEA’s e sejam aprimorados de modo que possibilitem investigações mais profundas acerca das contribuições efetivas advindas do PEA na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration150pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5532pt_BR
dc.orcid.putcode95626086-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
dc.subject.autorizadoGeografiapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoEfetividadeProgramas.pdfDissertação7.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.