Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32012
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8008-339X
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação da efetividade de programas de educação ambiental no licenciamento ambiental de hidrelétricas: o caso da UHE de Miranda
Título (s) alternativo (s): Evaluation of the effectiveness of environmental education programs in the environmental licensing of hydroelectric plants: The case of UHE Miranda
Autor: Amaro, Frederico Augusto Tavares
Primer orientador: Rodrigues, Gelze Serrat de Souza Campos
Primer miembro de la banca: Colesanti, Marlene Teresinha de Muno
Segundo miembro de la banca: Almeida, Maria Rita Raimundo e
Resumen: Esta pesquisa investiga a efetividade do Programa de Educação Ambiental (PEA) desenvolvido no âmbito do licenciamento ambiental da UHE Miranda. Seu objetivo é explorar como são planejados, conduzidos e desenvolvidos os PEA’s no âmbito do licenciamento e criar ferramentas que contribuam para sua avaliação, desenvolvimento e aprimoramento. Foi realizada uma investigação sobre a efetividade do PEA no contexto da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para desenvolver e aplicar um conjunto de 07 indicadores de efetividade processual e 13 de efetividade substantiva. Foram investigados os 02 componentes integrantes do programa, um voltado ao público externo (PEA) e outro ao público interno, denominado Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT). Utilizando dos indicadores elaborados, foram construídas 04 matrizes de avaliação para atribuição de nota e conceito às categorias de efetividade investigadas aplicadas a 9 atividades do PEA e 4 do PEAT. Os resultados obtidos indicaram o atendimento à efetividade processual e substantiva para o programa investigado em ambas as categorias (PEA e PEAT). Apesar disso, não foi possível obter considerações gerais sobre a efetividade do PEA no âmbito do licenciamento, como um todo, uma vez que, para isto seria necessário aprimorar os indicadores, categorias de análise e margem amostral investigada. Por fim, espera-se que o conjunto de indicadores e a matriz de avaliação elaborados continuem a ser aplicados na investigação de outros PEA’s e sejam aprimorados de modo que possibilitem investigações mais profundas acerca das contribuições efetivas advindas do PEA na sociedade.
Abstract: This research investigates the effectiveness of the Environmental Education Program (EEP) developed for environmental licensing of UHE Miranda. Its objective is to explore how PEA's are planned, conducted and developed within the scope of licensing and to create tools that contribute to their assessment, development and improvement. An investigation was carried out on the effectiveness of the EEP in the context of Environmental Impact Assessment (EIA) to develop and apply a set of 7 procedural effectiveness indicators and 13 substantive effectiveness indicators. The 02 components of the program were investigated, one aimed at the external public (EEP) and the other at the internal public, called the Workers' Environmental Education Program (WEEP). Using the elaborated indicators, 04 evaluation matrices were built to assign grade and concept to the investigated effectiveness categories applied to 9 activities of the EEP and 4 of the WEEP. The results obtained indicated compliance with procedural and substantive effectiveness for the investigated program in both categories. Despite this, it was not possible to obtain general considerations about the effectiveness of the PEA in the scope of licensing, since for this, it would be necessary to improve the indicators, analysis categories and investigated sample margin. Finally, it is expected that the set of indicators and the evaluation matrix elaborated will continue to be applied in the investigation of other PEA's and will be improved so as to allow for deeper investigations about the effective contributions arising from the PEA in society.
Palabras clave: Educação Ambiental
Environmental Education
Programas de Educação Ambiental
Environmental Education Programs
Licenciamento ambiental
Environmental licensing
Avaliação de Efetividade
Evaluation of Effectiveness
Geografia Socioambiental
Environmental Geography
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Tema: Geografia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Cita: AMARO, Frederico Augusto Tavares. Avaliação da efetividade de Programas de Educação Ambiental no licenciamento ambiental de hidrelétricas: o caso da UHE de Miranda. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5532.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5532
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32012
Fecha de defensa: 20-may-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AvaliacaoEfetividadeProgramas.pdfDissertação7.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.