Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin
Título(s) alternativo(s): Theory of study activity: a reading of the possible contributions of Repkin
Autor(es): Amorim, Paula Alves Prudente
Primeiro orientador: Puentes, Roberto Valdés
Primeiro membro da banca: Longarezi, Andrea Maturano
Segundo membro da banca: Silva, Vandeí Pinto da
Resumo: Esta dissertação investiga as contribuições teórico-metodológicas de Repkin, como reflexos para a teoria da aprendizagem desenvolvimental. Nesse cenário, apresentamos a gênese da teoria da aprendizagem desenvolvimental e os principais antecedentes que contribuíram para a estruturação desta aprendizagem. Apresentamos o sistema Elkonin-Davidov-Repkin, desde a sua gênese até a sua consolidação e a articulação entre os seus principais grupos: Moscou e Kharkov, com foco no grupo de Kharkov o qual V. V. Repkin foi o principal líder. Analisamos e avaliamos o progresso teórico-metodológico do pensamento e da obra de Repkin em relação à Teoria da Atividade de Estudo, com foco nos seguintes aspectos: a) objetivo da Atividade de Estudo, b) o conceito de Atividade de Estudo, c) o conteúdo da Atividade de Estudo, d) a estrutura da Atividade de Estudo, e) a interpretação do sujeito da Atividade de Estudo.
Abstract: This dissertation investigates Repkin's theoretical-methodological contributions, as reflections for the theory of developmental learning. In this scenario, we present the genesis of the theory of developmental learning and the main antecedents that contributed to the structuring of this learning. We present the Elkonin-Davidov-Repkin system, from its genesis to its consolidation and the articulation between its main groups: Moscow and Kharkov, focusing on the Kharkov group, which V. Repkin was the main leader. We analyze and evaluate the theoretical and methodological progress of Repkin's thought and work in relation to the Study Activity Theory, focusing on the following aspects: a) objective of the Study Activity, b) the concept of Study Activity, c) the content of the Study Activity, d) the structure of the Study Activity, e) the subject's interpretation of the Study Activity.
Palavras-chave: Aprendizagem Desenvolvimental
Developmental Learning
Sistema Elkonin-Davidov-Repkin
Elkonin-Davidov-Repkin System
Atividade de Estudo
Study Activity
Repkin
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Aprendizagem e construção do conhecimento
Educação - Estudo e ensino - Programa de atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: AMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793
Data de defesa: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeoriaAtividadeEstudo.pdfDissertação1.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons