Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin |
Título (s) alternativo (s): | Theory of study activity: a reading of the possible contributions of Repkin |
Autor: | Amorim, Paula Alves Prudente |
Primer orientador: | Puentes, Roberto Valdés |
Primer miembro de la banca: | Longarezi, Andrea Maturano |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Vandeí Pinto da |
Resumen: | Esta dissertação investiga as contribuições teórico-metodológicas de Repkin, como reflexos para a teoria da aprendizagem desenvolvimental. Nesse cenário, apresentamos a gênese da teoria da aprendizagem desenvolvimental e os principais antecedentes que contribuíram para a estruturação desta aprendizagem. Apresentamos o sistema Elkonin-Davidov-Repkin, desde a sua gênese até a sua consolidação e a articulação entre os seus principais grupos: Moscou e Kharkov, com foco no grupo de Kharkov o qual V. V. Repkin foi o principal líder. Analisamos e avaliamos o progresso teórico-metodológico do pensamento e da obra de Repkin em relação à Teoria da Atividade de Estudo, com foco nos seguintes aspectos: a) objetivo da Atividade de Estudo, b) o conceito de Atividade de Estudo, c) o conteúdo da Atividade de Estudo, d) a estrutura da Atividade de Estudo, e) a interpretação do sujeito da Atividade de Estudo. |
Abstract: | This dissertation investigates Repkin's theoretical-methodological contributions, as reflections for the theory of developmental learning. In this scenario, we present the genesis of the theory of developmental learning and the main antecedents that contributed to the structuring of this learning. We present the Elkonin-Davidov-Repkin system, from its genesis to its consolidation and the articulation between its main groups: Moscow and Kharkov, focusing on the Kharkov group, which V. Repkin was the main leader. We analyze and evaluate the theoretical and methodological progress of Repkin's thought and work in relation to the Study Activity Theory, focusing on the following aspects: a) objective of the Study Activity, b) the concept of Study Activity, c) the content of the Study Activity, d) the structure of the Study Activity, e) the subject's interpretation of the Study Activity. |
Palabras clave: | Aprendizagem Desenvolvimental Developmental Learning Sistema Elkonin-Davidov-Repkin Elkonin-Davidov-Repkin System Atividade de Estudo Study Activity Repkin |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Tema: | Educação Aprendizagem e construção do conhecimento Educação - Estudo e ensino - Programa de atividades |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | AMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5504 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31793 |
Fecha de defensa: | 1-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeoriaAtividadeEstudo.pdf | Dissertação | 1.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons