Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31197
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O caminhar como prática estética no teatro: experiência escolar |
Título(s) alternativo(s): | Walking as an aesthetic practice in theater: school experience |
Autor(es): | Nascimento, Ingridy de Almeida |
Primeiro orientador: | Carvalho, Dirce Helena Benevides de |
Primeiro membro da banca: | Telles, Narciso |
Segundo membro da banca: | Araújo, Getúlio Góis |
Resumo: | A presente pesquisa trata das práticas contemporâneas nas artes cênicas no âmbito da escola de Educação Básica, com ênfase em experiências de caminhadas realizadas nos espaços da escola e fora dela. Para tanto, foram realizadas experiências artísticas com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Prof.ª Hilda Rocha Pinto”. Deste modo, pretendo apresentar o teatro trabalhando práticas contemporâneas que privilegiam as subjetividades dos alunos em suas relações com as espacialidades, a saber, com o ambiente circundante da escola e com o entorno dela, configurando-se, portanto, em práticas de caminhadas estéticas, possibilitando experiências de coletividade significativas nas aulas de arte, objetivando colaborar com a formação dos alunos. Refletir sobre práticas e metodologias contemporâneas é uma oportunidade de desenvolver uma pedagogia teatral ancorada nas expressividades e nas singularidades dos sujeitos aprendizes. Nesse sentido, as práticas teatrais desenvolvidas com os alunos do Ensino Médio privilegiando as itinerâncias pelo espaço escolar, a saber, o caminhar ou, mais exatamente, a deriva, passam a integrar o escopo da pesquisa. A questão que se levanta refere-se, pois, à verificação das possibilidades do fazer artístico considerando as práticas contemporâneas nas artes cênicas, destacando as relações do espaço com os sujeitos em experiências de deambulações. |
Abstract: | This following research deals with contemporary practices in the performing arts aiming the Basic Education emphasizing background experiences built in and outside school facilities. In that matter, artistic experiments were carried out with High School students from the State School “Prof.ª Hilda Rocha Pinto”. Based on that, I intend to present the play working with contemporary practices that privilege the students subjectivities in their relations with espaciality, bearing in mind the school’s surroundings and its environment. Thus, configuring itself, in aesthetic walking practices, enabling significant collective experiences in art classes, aiming to collaborate with students' training. Reflecting on contemporary practices and methodologies is an opportunity to develop a theatrical pedagogy anchored in the expressiveness and singularities of the learning subjects. In this sense, the theatrical practices developed with High School students favoring wandering around the school space, considering walking or, more precisely, drifting, become part of the research goal. Therefore, the question that arises refers to the verification of the possibilities of artistic making considering contemporary practices in the performing arts, highlighting the relationships of space with the subjects in wandering experiences. |
Palavras-chave: | Ensino de arte Artes Experiência artística Caminhadas estéticas Coletividades Art teaching Artistic experience Aesthetic walks Collectivities |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Assunto: | Artes Artes cênicas Educação básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Referência: | NASCIMENTO, Ingridy de Almeida. O caminhar como prática estética no teatro: experiência escolar. 2020. 39 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes-) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.667 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.667 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31197 |
Data de defesa: | 24-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CaminharComoPratica.pdf | Dissertação | 1.41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.