Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31197
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O caminhar como prática estética no teatro: experiência escolar
Título (s) alternativo (s): Walking as an aesthetic practice in theater: school experience
Autor: Nascimento, Ingridy de Almeida
Primer orientador: Carvalho, Dirce Helena Benevides de
Primer miembro de la banca: Telles, Narciso
Segundo miembro de la banca: Araújo, Getúlio Góis
Resumen: A presente pesquisa trata das práticas contemporâneas nas artes cênicas no âmbito da escola de Educação Básica, com ênfase em experiências de caminhadas realizadas nos espaços da escola e fora dela. Para tanto, foram realizadas experiências artísticas com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Prof.ª Hilda Rocha Pinto”. Deste modo, pretendo apresentar o teatro trabalhando práticas contemporâneas que privilegiam as subjetividades dos alunos em suas relações com as espacialidades, a saber, com o ambiente circundante da escola e com o entorno dela, configurando-se, portanto, em práticas de caminhadas estéticas, possibilitando experiências de coletividade significativas nas aulas de arte, objetivando colaborar com a formação dos alunos. Refletir sobre práticas e metodologias contemporâneas é uma oportunidade de desenvolver uma pedagogia teatral ancorada nas expressividades e nas singularidades dos sujeitos aprendizes. Nesse sentido, as práticas teatrais desenvolvidas com os alunos do Ensino Médio privilegiando as itinerâncias pelo espaço escolar, a saber, o caminhar ou, mais exatamente, a deriva, passam a integrar o escopo da pesquisa. A questão que se levanta refere-se, pois, à verificação das possibilidades do fazer artístico considerando as práticas contemporâneas nas artes cênicas, destacando as relações do espaço com os sujeitos em experiências de deambulações.
Abstract: This following research deals with contemporary practices in the performing arts aiming the Basic Education emphasizing background experiences built in and outside school facilities. In that matter, artistic experiments were carried out with High School students from the State School “Prof.ª Hilda Rocha Pinto”. Based on that, I intend to present the play working with contemporary practices that privilege the students subjectivities in their relations with espaciality, bearing in mind the school’s surroundings and its environment. Thus, configuring itself, in aesthetic walking practices, enabling significant collective experiences in art classes, aiming to collaborate with students' training. Reflecting on contemporary practices and methodologies is an opportunity to develop a theatrical pedagogy anchored in the expressiveness and singularities of the learning subjects. In this sense, the theatrical practices developed with High School students favoring wandering around the school space, considering walking or, more precisely, drifting, become part of the research goal. Therefore, the question that arises refers to the verification of the possibilities of artistic making considering contemporary practices in the performing arts, highlighting the relationships of space with the subjects in wandering experiences.
Palabras clave: Ensino de arte
Artes
Experiência artística
Caminhadas estéticas
Coletividades
Art teaching
Artistic experience
Aesthetic walks
Collectivities
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Artes
Artes cênicas
Educação básica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Cita: NASCIMENTO, Ingridy de Almeida. O caminhar como prática estética no teatro: experiência escolar. 2020. 39 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes-) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.667
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.667
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31197
Fecha de defensa: 24-sep-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CaminharComoPratica.pdfDissertação1.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.