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dc.creatorNascimento, Ingridy de Almeida-
dc.date.accessioned2021-02-02T17:50:54Z-
dc.date.available2021-02-02T17:50:54Z-
dc.date.issued2020-09-24-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ingridy de Almeida. O caminhar como prática estética no teatro: experiência escolar. 2020. 39 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes-) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.667pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31197-
dc.description.abstractThis following research deals with contemporary practices in the performing arts aiming the Basic Education emphasizing background experiences built in and outside school facilities. In that matter, artistic experiments were carried out with High School students from the State School “Prof.ª Hilda Rocha Pinto”. Based on that, I intend to present the play working with contemporary practices that privilege the students subjectivities in their relations with espaciality, bearing in mind the school’s surroundings and its environment. Thus, configuring itself, in aesthetic walking practices, enabling significant collective experiences in art classes, aiming to collaborate with students' training. Reflecting on contemporary practices and methodologies is an opportunity to develop a theatrical pedagogy anchored in the expressiveness and singularities of the learning subjects. In this sense, the theatrical practices developed with High School students favoring wandering around the school space, considering walking or, more precisely, drifting, become part of the research goal. Therefore, the question that arises refers to the verification of the possibilities of artistic making considering contemporary practices in the performing arts, highlighting the relationships of space with the subjects in wandering experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectExperiência artísticapt_BR
dc.subjectCaminhadas estéticaspt_BR
dc.subjectColetividadespt_BR
dc.subjectArt teachingpt_BR
dc.subjectArtistic experiencept_BR
dc.subjectAesthetic walkspt_BR
dc.subjectCollectivitiespt_BR
dc.titleO caminhar como prática estética no teatro: experiência escolarpt_BR
dc.title.alternativeWalking as an aesthetic practice in theater: school experiencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Dirce Helena Benevides de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912456509075556pt_BR
dc.contributor.referee1Telles, Narciso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Getúlio Góis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7690268859297491pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0872418720824452pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa trata das práticas contemporâneas nas artes cênicas no âmbito da escola de Educação Básica, com ênfase em experiências de caminhadas realizadas nos espaços da escola e fora dela. Para tanto, foram realizadas experiências artísticas com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Prof.ª Hilda Rocha Pinto”. Deste modo, pretendo apresentar o teatro trabalhando práticas contemporâneas que privilegiam as subjetividades dos alunos em suas relações com as espacialidades, a saber, com o ambiente circundante da escola e com o entorno dela, configurando-se, portanto, em práticas de caminhadas estéticas, possibilitando experiências de coletividade significativas nas aulas de arte, objetivando colaborar com a formação dos alunos. Refletir sobre práticas e metodologias contemporâneas é uma oportunidade de desenvolver uma pedagogia teatral ancorada nas expressividades e nas singularidades dos sujeitos aprendizes. Nesse sentido, as práticas teatrais desenvolvidas com os alunos do Ensino Médio privilegiando as itinerâncias pelo espaço escolar, a saber, o caminhar ou, mais exatamente, a deriva, passam a integrar o escopo da pesquisa. A questão que se levanta refere-se, pois, à verificação das possibilidades do fazer artístico considerando as práticas contemporâneas nas artes cênicas, destacando as relações do espaço com os sujeitos em experiências de deambulações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.667pt_BR
dc.crossref.doibatchidca5e0471-bfa0-4510-bcbe-9f09af80e398-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoArtes cênicaspt_BR
dc.subject.autorizadoEducação básicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

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