Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31197
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O caminhar como prática estética no teatro: experiência escolar
Alternate title (s): Walking as an aesthetic practice in theater: school experience
Author: Nascimento, Ingridy de Almeida
First Advisor: Carvalho, Dirce Helena Benevides de
First member of the Committee: Telles, Narciso
Second member of the Committee: Araújo, Getúlio Góis
Summary: A presente pesquisa trata das práticas contemporâneas nas artes cênicas no âmbito da escola de Educação Básica, com ênfase em experiências de caminhadas realizadas nos espaços da escola e fora dela. Para tanto, foram realizadas experiências artísticas com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Prof.ª Hilda Rocha Pinto”. Deste modo, pretendo apresentar o teatro trabalhando práticas contemporâneas que privilegiam as subjetividades dos alunos em suas relações com as espacialidades, a saber, com o ambiente circundante da escola e com o entorno dela, configurando-se, portanto, em práticas de caminhadas estéticas, possibilitando experiências de coletividade significativas nas aulas de arte, objetivando colaborar com a formação dos alunos. Refletir sobre práticas e metodologias contemporâneas é uma oportunidade de desenvolver uma pedagogia teatral ancorada nas expressividades e nas singularidades dos sujeitos aprendizes. Nesse sentido, as práticas teatrais desenvolvidas com os alunos do Ensino Médio privilegiando as itinerâncias pelo espaço escolar, a saber, o caminhar ou, mais exatamente, a deriva, passam a integrar o escopo da pesquisa. A questão que se levanta refere-se, pois, à verificação das possibilidades do fazer artístico considerando as práticas contemporâneas nas artes cênicas, destacando as relações do espaço com os sujeitos em experiências de deambulações.
Abstract: This following research deals with contemporary practices in the performing arts aiming the Basic Education emphasizing background experiences built in and outside school facilities. In that matter, artistic experiments were carried out with High School students from the State School “Prof.ª Hilda Rocha Pinto”. Based on that, I intend to present the play working with contemporary practices that privilege the students subjectivities in their relations with espaciality, bearing in mind the school’s surroundings and its environment. Thus, configuring itself, in aesthetic walking practices, enabling significant collective experiences in art classes, aiming to collaborate with students' training. Reflecting on contemporary practices and methodologies is an opportunity to develop a theatrical pedagogy anchored in the expressiveness and singularities of the learning subjects. In this sense, the theatrical practices developed with High School students favoring wandering around the school space, considering walking or, more precisely, drifting, become part of the research goal. Therefore, the question that arises refers to the verification of the possibilities of artistic making considering contemporary practices in the performing arts, highlighting the relationships of space with the subjects in wandering experiences.
Keywords: Ensino de arte
Artes
Experiência artística
Caminhadas estéticas
Coletividades
Art teaching
Artistic experience
Aesthetic walks
Collectivities
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Artes
Artes cênicas
Educação básica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Quote: NASCIMENTO, Ingridy de Almeida. O caminhar como prática estética no teatro: experiência escolar. 2020. 39 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes-) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.667
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.667
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31197
Date of defense: 24-Sep-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaminharComoPratica.pdfDissertação1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.