Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
Autor: Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira
Primer orientador: Kagimura, Ricardo
Primer miembro de la banca: Kagimura, Ricardo
Segundo miembro de la banca: Tozoni, José Roberto
Tercer miembro de la banca: Rodrigues, Laís Bássame
Resumen: No presente trabalho é discutida uma sequência didática que leva em conta as concepções prévias e leitura de mundo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, onde conceitos fundamentais relativos a ondas sonoras e efeito Doppler foram abordados. O estudo, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, consistiu de duas etapas: aplicação de questionários para o mapeamento das concepções iniciais dos estudantes e, em seguida, aplicação da sequencia didática proposta. Os resultados indicam que sequências didáticas elaboradas a partir da leitura do mundo dos estudantes podem levar aulas mais dinâmicas focadas nos saberes dos estudantes.
Palabras clave: Sequência didática
Concepções alternativas
Efeito Doppler
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: COSTA, Camila Carolina Calixto Oliveira. Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes.2020.50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113
Fecha de defensa: 17-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UmaSequênciaDidática.pdf877.12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.