Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes |
| Autor: | Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira |
| Primer orientador: | Kagimura, Ricardo |
| Primer miembro de la banca: | Kagimura, Ricardo |
| Segundo miembro de la banca: | Tozoni, José Roberto |
| Tercer miembro de la banca: | Rodrigues, Laís Bássame |
| Resumen: | No presente trabalho é discutida uma sequência didática que leva em conta as concepções prévias e leitura de mundo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, onde conceitos fundamentais relativos a ondas sonoras e efeito Doppler foram abordados. O estudo, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, consistiu de duas etapas: aplicação de questionários para o mapeamento das concepções iniciais dos estudantes e, em seguida, aplicação da sequencia didática proposta. Os resultados indicam que sequências didáticas elaboradas a partir da leitura do mundo dos estudantes podem levar aulas mais dinâmicas focadas nos saberes dos estudantes. |
| Palabras clave: | Sequência didática Concepções alternativas Efeito Doppler |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | COSTA, Camila Carolina Calixto Oliveira. Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes.2020.50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113 |
| Fecha de defensa: | 17-dic-2020 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| UmaSequênciaDidática.pdf | 877.12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
