Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T17:36:02Z | - |
dc.date.available | 2021-01-20T17:36:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Camila Carolina Calixto Oliveira. Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes.2020.50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113 | - |
dc.description.sponsorship | UNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de Araxá | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFRAN - Universidade de Franca | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas | pt_BR |
dc.description.sponsorship | USIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A | pt_BR |
dc.description.sponsorship | VALE S. A. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Concepções alternativas | pt_BR |
dc.subject | Efeito Doppler | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kagimura, Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4166460153649533 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kagimura, Ricardo | - |
dc.contributor.referee2 | Tozoni, José Roberto | - |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Laís Bássame | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente trabalho é discutida uma sequência didática que leva em conta as concepções prévias e leitura de mundo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, onde conceitos fundamentais relativos a ondas sonoras e efeito Doppler foram abordados. O estudo, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, consistiu de duas etapas: aplicação de questionários para o mapeamento das concepções iniciais dos estudantes e, em seguida, aplicação da sequencia didática proposta. Os resultados indicam que sequências didáticas elaboradas a partir da leitura do mundo dos estudantes podem levar aulas mais dinâmicas focadas nos saberes dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 50 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UmaSequênciaDidática.pdf | 877.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.