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dc.creatorCosta, Camila Carolina Calixto Oliveira-
dc.date.accessioned2021-01-20T17:36:02Z-
dc.date.available2021-01-20T17:36:02Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Camila Carolina Calixto Oliveira. Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes.2020.50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113-
dc.description.sponsorshipUNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de Araxápt_BR
dc.description.sponsorshipUNIFRAN - Universidade de Francapt_BR
dc.description.sponsorshipUnimontes - Universidade Estadual de Montes Clarospt_BR
dc.description.sponsorshipUNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlospt_BR
dc.description.sponsorshipUNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minaspt_BR
dc.description.sponsorshipUSIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/Apt_BR
dc.description.sponsorshipVALE S. A.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectConcepções alternativaspt_BR
dc.subjectEfeito Dopplerpt_BR
dc.titleUma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Kagimura, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533pt_BR
dc.contributor.referee1Kagimura, Ricardo-
dc.contributor.referee2Tozoni, José Roberto-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Laís Bássame-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho é discutida uma sequência didática que leva em conta as concepções prévias e leitura de mundo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, onde conceitos fundamentais relativos a ondas sonoras e efeito Doppler foram abordados. O estudo, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, consistiu de duas etapas: aplicação de questionários para o mapeamento das concepções iniciais dos estudantes e, em seguida, aplicação da sequencia didática proposta. Os resultados indicam que sequências didáticas elaboradas a partir da leitura do mundo dos estudantes podem levar aulas mais dinâmicas focadas nos saberes dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

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