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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
Autor(es): Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira
Primeiro orientador: Kagimura, Ricardo
Primeiro membro da banca: Kagimura, Ricardo
Segundo membro da banca: Tozoni, José Roberto
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Laís Bássame
Resumo: No presente trabalho é discutida uma sequência didática que leva em conta as concepções prévias e leitura de mundo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, onde conceitos fundamentais relativos a ondas sonoras e efeito Doppler foram abordados. O estudo, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, consistiu de duas etapas: aplicação de questionários para o mapeamento das concepções iniciais dos estudantes e, em seguida, aplicação da sequencia didática proposta. Os resultados indicam que sequências didáticas elaboradas a partir da leitura do mundo dos estudantes podem levar aulas mais dinâmicas focadas nos saberes dos estudantes.
Palavras-chave: Sequência didática
Concepções alternativas
Efeito Doppler
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Camila Carolina Calixto Oliveira. Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes.2020.50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113
Data de defesa: 17-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

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