Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
Author: Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira
First Advisor: Kagimura, Ricardo
First member of the Committee: Kagimura, Ricardo
Second member of the Committee: Tozoni, José Roberto
Third member of the Committee: Rodrigues, Laís Bássame
Summary: No presente trabalho é discutida uma sequência didática que leva em conta as concepções prévias e leitura de mundo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, onde conceitos fundamentais relativos a ondas sonoras e efeito Doppler foram abordados. O estudo, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, consistiu de duas etapas: aplicação de questionários para o mapeamento das concepções iniciais dos estudantes e, em seguida, aplicação da sequencia didática proposta. Os resultados indicam que sequências didáticas elaboradas a partir da leitura do mundo dos estudantes podem levar aulas mais dinâmicas focadas nos saberes dos estudantes.
Keywords: Sequência didática
Concepções alternativas
Efeito Doppler
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: COSTA, Camila Carolina Calixto Oliveira. Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes.2020.50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113
Date of defense: 17-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaSequênciaDidática.pdf877.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.