Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes |
Author: | Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira |
First Advisor: | Kagimura, Ricardo |
First member of the Committee: | Kagimura, Ricardo |
Second member of the Committee: | Tozoni, José Roberto |
Third member of the Committee: | Rodrigues, Laís Bássame |
Summary: | No presente trabalho é discutida uma sequência didática que leva em conta as concepções prévias e leitura de mundo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, onde conceitos fundamentais relativos a ondas sonoras e efeito Doppler foram abordados. O estudo, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, consistiu de duas etapas: aplicação de questionários para o mapeamento das concepções iniciais dos estudantes e, em seguida, aplicação da sequencia didática proposta. Os resultados indicam que sequências didáticas elaboradas a partir da leitura do mundo dos estudantes podem levar aulas mais dinâmicas focadas nos saberes dos estudantes. |
Keywords: | Sequência didática Concepções alternativas Efeito Doppler |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | COSTA, Camila Carolina Calixto Oliveira. Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes.2020.50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113 |
Date of defense: | 17-Dec-2020 |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UmaSequênciaDidática.pdf | 877.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.