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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30950| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Término do embargo: | 2022-12-17 |
| Título: | Avaliação neuropsicológica de adolescentes: relato de experiência e contribuições para a formação profissional em Psicologia |
| Autor(es): | Silva, Hugo Oliveira |
| Primeiro orientador: | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de |
| Primeiro membro da banca: | Soares, Marina Celestino |
| Segundo membro da banca: | Paula, Fernando Silva |
| Resumo: | A avaliação psicológica investiga fenômenos psicológicos por meio de procedimentos técnicos e científicos para subsidiar tomadas de decisão em demandas específicas. Na neuropsicologia essa avaliação parte de compreensão da interação mente-cérebro, e os resultados da investigação consideram o funcionamento do cérebro. A trajetória de formação profissional nessa área envolve estudo e prática sobre psicometria; ética; neurociências; protocolos de avaliação, dentre outros. Quando o público-alvo é de adolescentes encaminhados com queixas escolares, o quadro se amplia para descritores como desenvolvimento e transtornos ou problemas de aprendizagem. O objetivo desse estudo é relatar casos de atendimento em avaliação neuropsicológica de adolescentes e discutir os dados conforme perspectivas em formação profissional. É um estudo qualitativo de natureza observacional participante. Cinco adolescentes foram avaliados quanto à inteligência, memória, atenção, funções executivas, humor, relações interpessoais e desenvolvimento da personalidade. Os dados das avaliações indicaram fragilidades e potencialidades cognitivas dos adolescentes. Esses perfis cognitivos e comportamentais foram relacionados às queixas que originaram a demanda para avaliação e subsidiaram encaminhamentos elaborados caso a caso. A experiência de formação profissional possibilitou ao acadêmico em psicologia o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes sobre psicopatologia; dificuldades do uso (aplicação, correção, interpretação) de testes psicológicos; contexto psicossocial dos problemas do neurodesenvolvimento e perspectivas de atuação em psicologia clínica. A realização de avaliação psicológica constitui um desafio, sobretudo para psicólogos em formação, devido à complexidade envolvida na tarefa, desde o aprendizado específico e técnico de instrumentos, até a vasta literatura que abrange os processos mentais, domínios cognitivos, aprendizagem e desenvolvimento humanos. |
| Palavras-chave: | Avaliação psicológica Formação profissional Formação em Psicologia Estágio Adolescência |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Hugo Oliveira. Avaliação neuropsicológica de adolescentes: relato de experiência e contribuições para a formação profissional em Psicologia. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30950 |
| Data de defesa: | 17-Dez-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AvaliaçãoNeuropsicológicaDe.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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