Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30950
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2022-12-17
Title: Avaliação neuropsicológica de adolescentes: relato de experiência e contribuições para a formação profissional em Psicologia
Author: Silva, Hugo Oliveira
First Advisor: Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de
First member of the Committee: Soares, Marina Celestino
Second member of the Committee: Paula, Fernando Silva
Summary: A avaliação psicológica investiga fenômenos psicológicos por meio de procedimentos técnicos e científicos para subsidiar tomadas de decisão em demandas específicas. Na neuropsicologia essa avaliação parte de compreensão da interação mente-cérebro, e os resultados da investigação consideram o funcionamento do cérebro. A trajetória de formação profissional nessa área envolve estudo e prática sobre psicometria; ética; neurociências; protocolos de avaliação, dentre outros. Quando o público-alvo é de adolescentes encaminhados com queixas escolares, o quadro se amplia para descritores como desenvolvimento e transtornos ou problemas de aprendizagem. O objetivo desse estudo é relatar casos de atendimento em avaliação neuropsicológica de adolescentes e discutir os dados conforme perspectivas em formação profissional. É um estudo qualitativo de natureza observacional participante. Cinco adolescentes foram avaliados quanto à inteligência, memória, atenção, funções executivas, humor, relações interpessoais e desenvolvimento da personalidade. Os dados das avaliações indicaram fragilidades e potencialidades cognitivas dos adolescentes. Esses perfis cognitivos e comportamentais foram relacionados às queixas que originaram a demanda para avaliação e subsidiaram encaminhamentos elaborados caso a caso. A experiência de formação profissional possibilitou ao acadêmico em psicologia o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes sobre psicopatologia; dificuldades do uso (aplicação, correção, interpretação) de testes psicológicos; contexto psicossocial dos problemas do neurodesenvolvimento e perspectivas de atuação em psicologia clínica. A realização de avaliação psicológica constitui um desafio, sobretudo para psicólogos em formação, devido à complexidade envolvida na tarefa, desde o aprendizado específico e técnico de instrumentos, até a vasta literatura que abrange os processos mentais, domínios cognitivos, aprendizagem e desenvolvimento humanos.
Keywords: Avaliação psicológica
Formação profissional
Formação em Psicologia
Estágio
Adolescência
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Hugo Oliveira. Avaliação neuropsicológica de adolescentes: relato de experiência e contribuições para a formação profissional em Psicologia. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30950
Date of defense: 17-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoNeuropsicológicaDe.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.