Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30950| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Fecha de embargo: | 2022-12-17 |
| Título: | Avaliação neuropsicológica de adolescentes: relato de experiência e contribuições para a formação profissional em Psicologia |
| Autor: | Silva, Hugo Oliveira |
| Primer orientador: | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de |
| Primer miembro de la banca: | Soares, Marina Celestino |
| Segundo miembro de la banca: | Paula, Fernando Silva |
| Resumen: | A avaliação psicológica investiga fenômenos psicológicos por meio de procedimentos técnicos e científicos para subsidiar tomadas de decisão em demandas específicas. Na neuropsicologia essa avaliação parte de compreensão da interação mente-cérebro, e os resultados da investigação consideram o funcionamento do cérebro. A trajetória de formação profissional nessa área envolve estudo e prática sobre psicometria; ética; neurociências; protocolos de avaliação, dentre outros. Quando o público-alvo é de adolescentes encaminhados com queixas escolares, o quadro se amplia para descritores como desenvolvimento e transtornos ou problemas de aprendizagem. O objetivo desse estudo é relatar casos de atendimento em avaliação neuropsicológica de adolescentes e discutir os dados conforme perspectivas em formação profissional. É um estudo qualitativo de natureza observacional participante. Cinco adolescentes foram avaliados quanto à inteligência, memória, atenção, funções executivas, humor, relações interpessoais e desenvolvimento da personalidade. Os dados das avaliações indicaram fragilidades e potencialidades cognitivas dos adolescentes. Esses perfis cognitivos e comportamentais foram relacionados às queixas que originaram a demanda para avaliação e subsidiaram encaminhamentos elaborados caso a caso. A experiência de formação profissional possibilitou ao acadêmico em psicologia o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes sobre psicopatologia; dificuldades do uso (aplicação, correção, interpretação) de testes psicológicos; contexto psicossocial dos problemas do neurodesenvolvimento e perspectivas de atuação em psicologia clínica. A realização de avaliação psicológica constitui um desafio, sobretudo para psicólogos em formação, devido à complexidade envolvida na tarefa, desde o aprendizado específico e técnico de instrumentos, até a vasta literatura que abrange os processos mentais, domínios cognitivos, aprendizagem e desenvolvimento humanos. |
| Palabras clave: | Avaliação psicológica Formação profissional Formação em Psicologia Estágio Adolescência |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SILVA, Hugo Oliveira. Avaliação neuropsicológica de adolescentes: relato de experiência e contribuições para a formação profissional em Psicologia. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30950 |
| Fecha de defensa: | 17-dic-2020 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AvaliaçãoNeuropsicológicaDe.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
