Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Hugo Oliveira-
dc.date.accessioned2021-01-06T14:56:29Z-
dc.date.available2021-01-06T14:56:29Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Hugo Oliveira. Avaliação neuropsicológica de adolescentes: relato de experiência e contribuições para a formação profissional em Psicologia. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30950-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectFormação em Psicologiapt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.titleAvaliação neuropsicológica de adolescentes: relato de experiência e contribuições para a formação profissional em Psicologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370350303971395pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Marina Celestino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4739006596271612pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Fernando Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937231594374710.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004773267730364pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA avaliação psicológica investiga fenômenos psicológicos por meio de procedimentos técnicos e científicos para subsidiar tomadas de decisão em demandas específicas. Na neuropsicologia essa avaliação parte de compreensão da interação mente-cérebro, e os resultados da investigação consideram o funcionamento do cérebro. A trajetória de formação profissional nessa área envolve estudo e prática sobre psicometria; ética; neurociências; protocolos de avaliação, dentre outros. Quando o público-alvo é de adolescentes encaminhados com queixas escolares, o quadro se amplia para descritores como desenvolvimento e transtornos ou problemas de aprendizagem. O objetivo desse estudo é relatar casos de atendimento em avaliação neuropsicológica de adolescentes e discutir os dados conforme perspectivas em formação profissional. É um estudo qualitativo de natureza observacional participante. Cinco adolescentes foram avaliados quanto à inteligência, memória, atenção, funções executivas, humor, relações interpessoais e desenvolvimento da personalidade. Os dados das avaliações indicaram fragilidades e potencialidades cognitivas dos adolescentes. Esses perfis cognitivos e comportamentais foram relacionados às queixas que originaram a demanda para avaliação e subsidiaram encaminhamentos elaborados caso a caso. A experiência de formação profissional possibilitou ao acadêmico em psicologia o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes sobre psicopatologia; dificuldades do uso (aplicação, correção, interpretação) de testes psicológicos; contexto psicossocial dos problemas do neurodesenvolvimento e perspectivas de atuação em psicologia clínica. A realização de avaliação psicológica constitui um desafio, sobretudo para psicólogos em formação, devido à complexidade envolvida na tarefa, desde o aprendizado específico e técnico de instrumentos, até a vasta literatura que abrange os processos mentais, domínios cognitivos, aprendizagem e desenvolvimento humanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.embargo2022-12-17-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoNeuropsicológicaDe.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.