Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
Título (s) alternativo (s): Playfulness and the teaching of Geography in the 1st cycle of basic education in the municipality of Montes Claros / MG
Autor: Mota, Airam da Paz Fonseca
Primer orientador: Vlach, Vânia Rubia Farias
Primer miembro de la banca: Aguiar, Valéria Trevizani Burla de
Segundo miembro de la banca: Cunha, Myrthes Dias da
Resumen: A Geografia é percebida na escola como uma disciplina secundária, gerando um grande desinteresse, por parte dos alunos. Como tornar a Geografia interessan­te para as crianças? O que fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a contribuição que as metodologias, associadas a novas alternati­vas, podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Geo­grafia no município de Montes Claros? Essas e outras perguntas vêm tornando-se tema de debates, discussões, estu­dos e reflexões. Difundir e desmistificar o uso de atividades lúdicas favorece um aprendizado efetivo. A ludicidade, tão importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser utilizada com mais seriedade; o espaço lúdico da criança não deve se restringir à hora do recreio. Nesse contexto, o trabalho propõe a utilização de atividades lúdicas como me­todologia de ensino nas séries iniciais do Ensino fundamental, procurando conduzir os alunos a conhecer, interagir e vivenciar a Geografia.
Abstract: Geography has been seen at school like a secundary subject, causing a big lack of interest in the students. How to make Geography interesting for these kids? What do we have to do so that it will be a prazerous and agreeable learning? What is the contribution that the old methodologies associated with new ways can bring improvements to the quality of the teach - learning of Geography in Montes Claros? These and other questions have been going out and have been thems of de­bates, discussions, studies and reflexions. To spread and desmystify the use of "lu­dic" activities with right pedagogical groundings are favorable to an affective learn­ing. The "ludicity", so important for the human being development, must be seen more seriously; the child ludic space cannot be restrict to the recess only. In this context, this research proposes an utilization of ludic activities in the beginning of elementary school, searching to lead the students to know, to interest and to live Geography.
Palabras clave: Atividades lúdicas
Geografia
Construção do conhecimento
Fun activities
Geography
Construction of knowledge
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Tema: Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Cita: MOTA, Airam da Paz Fonseca. O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544
Fecha de defensa: 2003
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LudicoEnsinoGeografia.pdfDissertação5.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons