Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG
Alternate title (s): Playfulness and the teaching of Geography in the 1st cycle of basic education in the municipality of Montes Claros / MG
Author: Mota, Airam da Paz Fonseca
First Advisor: Vlach, Vânia Rubia Farias
First member of the Committee: Aguiar, Valéria Trevizani Burla de
Second member of the Committee: Cunha, Myrthes Dias da
Summary: A Geografia é percebida na escola como uma disciplina secundária, gerando um grande desinteresse, por parte dos alunos. Como tornar a Geografia interessan­te para as crianças? O que fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a contribuição que as metodologias, associadas a novas alternati­vas, podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Geo­grafia no município de Montes Claros? Essas e outras perguntas vêm tornando-se tema de debates, discussões, estu­dos e reflexões. Difundir e desmistificar o uso de atividades lúdicas favorece um aprendizado efetivo. A ludicidade, tão importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser utilizada com mais seriedade; o espaço lúdico da criança não deve se restringir à hora do recreio. Nesse contexto, o trabalho propõe a utilização de atividades lúdicas como me­todologia de ensino nas séries iniciais do Ensino fundamental, procurando conduzir os alunos a conhecer, interagir e vivenciar a Geografia.
Abstract: Geography has been seen at school like a secundary subject, causing a big lack of interest in the students. How to make Geography interesting for these kids? What do we have to do so that it will be a prazerous and agreeable learning? What is the contribution that the old methodologies associated with new ways can bring improvements to the quality of the teach - learning of Geography in Montes Claros? These and other questions have been going out and have been thems of de­bates, discussions, studies and reflexions. To spread and desmystify the use of "lu­dic" activities with right pedagogical groundings are favorable to an affective learn­ing. The "ludicity", so important for the human being development, must be seen more seriously; the child ludic space cannot be restrict to the recess only. In this context, this research proposes an utilization of ludic activities in the beginning of elementary school, searching to lead the students to know, to interest and to live Geography.
Keywords: Atividades lúdicas
Geografia
Construção do conhecimento
Fun activities
Geography
Construction of knowledge
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Subject: Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: MOTA, Airam da Paz Fonseca. O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544
Date of defense: 2003
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LudicoEnsinoGeografia.pdfDissertação5.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons