Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMota, Airam da Paz Fonseca-
dc.date.accessioned2020-12-02T11:49:33Z-
dc.date.available2020-12-02T11:49:33Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationMOTA, Airam da Paz Fonseca. O lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MG. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30544-
dc.description.abstractGeography has been seen at school like a secundary subject, causing a big lack of interest in the students. How to make Geography interesting for these kids? What do we have to do so that it will be a prazerous and agreeable learning? What is the contribution that the old methodologies associated with new ways can bring improvements to the quality of the teach - learning of Geography in Montes Claros? These and other questions have been going out and have been thems of de­bates, discussions, studies and reflexions. To spread and desmystify the use of "lu­dic" activities with right pedagogical groundings are favorable to an affective learn­ing. The "ludicity", so important for the human being development, must be seen more seriously; the child ludic space cannot be restrict to the recess only. In this context, this research proposes an utilization of ludic activities in the beginning of elementary school, searching to lead the students to know, to interest and to live Geography.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectFun activitiespt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectConstruction of knowledgept_BR
dc.titleO lúdico e o ensino da Geografia no 1º ciclo do ensino fundamental no município de Montes Claros/MGpt_BR
dc.title.alternativePlayfulness and the teaching of Geography in the 1st cycle of basic education in the municipality of Montes Claros / MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vlach, Vânia Rubia Farias-
dc.contributor.referee1Aguiar, Valéria Trevizani Burla de-
dc.contributor.referee2Cunha, Myrthes Dias da-
dc.creator.Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Geografia é percebida na escola como uma disciplina secundária, gerando um grande desinteresse, por parte dos alunos. Como tornar a Geografia interessan­te para as crianças? O que fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a contribuição que as metodologias, associadas a novas alternati­vas, podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Geo­grafia no município de Montes Claros? Essas e outras perguntas vêm tornando-se tema de debates, discussões, estu­dos e reflexões. Difundir e desmistificar o uso de atividades lúdicas favorece um aprendizado efetivo. A ludicidade, tão importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser utilizada com mais seriedade; o espaço lúdico da criança não deve se restringir à hora do recreio. Nesse contexto, o trabalho propõe a utilização de atividades lúdicas como me­todologia de ensino nas séries iniciais do Ensino fundamental, procurando conduzir os alunos a conhecer, interagir e vivenciar a Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration136pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.79pt_BR
dc.crossref.doibatchid26c4d96a-c90a-42f4-a30f-fa123b313115-
dc.subject.autorizadoGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino fundamentalpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LudicoEnsinoGeografia.pdfDissertação5.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons