Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29876
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4632-2614
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A escrita de si e narrativas fotográficas como possibilidade de uma práxis docente
Autor(es): Silva, Thayne Garcia
Primeiro orientador: Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de
Primeiro membro da banca: Arena, Adriana Pastorello Buim
Segundo membro da banca: Guimarães, Iara Vieira
Resumo: Este memorial de formação teve como objetivo resgatar e trazer à luz da reflexão, memórias de experiências vivenciadas por uma trajetória em movimento, na qual a formação docente e atuação profissional se convergem e são atravessadas pelo olhar da criança na busca da constituição do ser professora e do ser humano que também aprende à medida que educa. Mediada pela escrita das memórias, procurei discutir sobre como os registros escritos se fazem significativos instrumentos de formação docente e de reflexão da práxis. Para isto, foram utilizados como ferramenta metodológica e de mediação, os registros fotográficos das crianças, que na medida que provocam e ativavam as minhas lembranças, meus assombros, indagações acerca da minha docência junto a crianças tão pequenas, permitiram outro olhar, outro diálogo com os aportes teóricos e metodológicos discutidos na Universidade, além de instigar outras buscas conceituais para uma melhor mediação do processo de ensino e aprendizagem com as crianças pequenas. Os limites do tempo e do próprio movimento da práxis, foi possível compreender que as dimensões que me fazem professora e a partir de um lugar de fala e da escrita de quem está no processo e no processo se faz, forjaram reflexões, problematizações e questionamentos na busca de entender quem são as crianças bem pequenas e sobre os fazeres pedagógicos necessários à aprendizagem e ao processo de humanização de cada criança na sua singularidade.
Palavras-chave: Formação docente
Memória
Crianças
Práxis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Thayne Garcia. A escrita de si e narrativas fotográficas como possibilidade de uma práxis docente. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 20120.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29876
Data de defesa: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EscritaNarrativasFotográficas.pdfTCC1.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons