Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29876
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Thayne Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-10T16:01:43Z | - |
dc.date.available | 2020-09-10T16:01:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thayne Garcia. A escrita de si e narrativas fotográficas como possibilidade de uma práxis docente. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 20120. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29876 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Práxis | pt_BR |
dc.title | A escrita de si e narrativas fotográficas como possibilidade de uma práxis docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9537455967944102 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arena, Adriana Pastorello Buim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7122993229219646 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guimarães, Iara Vieira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9760073640184964 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7758263110668020 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este memorial de formação teve como objetivo resgatar e trazer à luz da reflexão, memórias de experiências vivenciadas por uma trajetória em movimento, na qual a formação docente e atuação profissional se convergem e são atravessadas pelo olhar da criança na busca da constituição do ser professora e do ser humano que também aprende à medida que educa. Mediada pela escrita das memórias, procurei discutir sobre como os registros escritos se fazem significativos instrumentos de formação docente e de reflexão da práxis. Para isto, foram utilizados como ferramenta metodológica e de mediação, os registros fotográficos das crianças, que na medida que provocam e ativavam as minhas lembranças, meus assombros, indagações acerca da minha docência junto a crianças tão pequenas, permitiram outro olhar, outro diálogo com os aportes teóricos e metodológicos discutidos na Universidade, além de instigar outras buscas conceituais para uma melhor mediação do processo de ensino e aprendizagem com as crianças pequenas. Os limites do tempo e do próprio movimento da práxis, foi possível compreender que as dimensões que me fazem professora e a partir de um lugar de fala e da escrita de quem está no processo e no processo se faz, forjaram reflexões, problematizações e questionamentos na busca de entender quem são as crianças bem pequenas e sobre os fazeres pedagógicos necessários à aprendizagem e ao processo de humanização de cada criança na sua singularidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 49 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 80179866 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EscritaNarrativasFotográficas.pdf | TCC | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License