Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Thayne Garcia-
dc.date.accessioned2020-09-10T16:01:43Z-
dc.date.available2020-09-10T16:01:43Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Thayne Garcia. A escrita de si e narrativas fotográficas como possibilidade de uma práxis docente. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 20120.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29876-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.titleA escrita de si e narrativas fotográficas como possibilidade de uma práxis docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9537455967944102pt_BR
dc.contributor.referee1Arena, Adriana Pastorello Buim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7122993229219646pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7758263110668020pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste memorial de formação teve como objetivo resgatar e trazer à luz da reflexão, memórias de experiências vivenciadas por uma trajetória em movimento, na qual a formação docente e atuação profissional se convergem e são atravessadas pelo olhar da criança na busca da constituição do ser professora e do ser humano que também aprende à medida que educa. Mediada pela escrita das memórias, procurei discutir sobre como os registros escritos se fazem significativos instrumentos de formação docente e de reflexão da práxis. Para isto, foram utilizados como ferramenta metodológica e de mediação, os registros fotográficos das crianças, que na medida que provocam e ativavam as minhas lembranças, meus assombros, indagações acerca da minha docência junto a crianças tão pequenas, permitiram outro olhar, outro diálogo com os aportes teóricos e metodológicos discutidos na Universidade, além de instigar outras buscas conceituais para uma melhor mediação do processo de ensino e aprendizagem com as crianças pequenas. Os limites do tempo e do próprio movimento da práxis, foi possível compreender que as dimensões que me fazem professora e a partir de um lugar de fala e da escrita de quem está no processo e no processo se faz, forjaram reflexões, problematizações e questionamentos na busca de entender quem são as crianças bem pequenas e sobre os fazeres pedagógicos necessários à aprendizagem e ao processo de humanização de cada criança na sua singularidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode80179866-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EscritaNarrativasFotográficas.pdfTCC1.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons