Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29876| ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4632-2614 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A escrita de si e narrativas fotográficas como possibilidade de uma práxis docente |
| Autor: | Silva, Thayne Garcia |
| Primer orientador: | Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de |
| Primer miembro de la banca: | Arena, Adriana Pastorello Buim |
| Segundo miembro de la banca: | Guimarães, Iara Vieira |
| Resumen: | Este memorial de formação teve como objetivo resgatar e trazer à luz da reflexão, memórias de experiências vivenciadas por uma trajetória em movimento, na qual a formação docente e atuação profissional se convergem e são atravessadas pelo olhar da criança na busca da constituição do ser professora e do ser humano que também aprende à medida que educa. Mediada pela escrita das memórias, procurei discutir sobre como os registros escritos se fazem significativos instrumentos de formação docente e de reflexão da práxis. Para isto, foram utilizados como ferramenta metodológica e de mediação, os registros fotográficos das crianças, que na medida que provocam e ativavam as minhas lembranças, meus assombros, indagações acerca da minha docência junto a crianças tão pequenas, permitiram outro olhar, outro diálogo com os aportes teóricos e metodológicos discutidos na Universidade, além de instigar outras buscas conceituais para uma melhor mediação do processo de ensino e aprendizagem com as crianças pequenas. Os limites do tempo e do próprio movimento da práxis, foi possível compreender que as dimensões que me fazem professora e a partir de um lugar de fala e da escrita de quem está no processo e no processo se faz, forjaram reflexões, problematizações e questionamentos na busca de entender quem são as crianças bem pequenas e sobre os fazeres pedagógicos necessários à aprendizagem e ao processo de humanização de cada criança na sua singularidade. |
| Palabras clave: | Formação docente Memória Crianças Práxis |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SILVA, Thayne Garcia. A escrita de si e narrativas fotográficas como possibilidade de uma práxis docente. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 20120. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29876 |
| Fecha de defensa: | 14-dic-2018 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EscritaNarrativasFotográficas.pdf | TCC | 1.89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
