Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29876
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4632-2614
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A escrita de si e narrativas fotográficas como possibilidade de uma práxis docente
Author: Silva, Thayne Garcia
First Advisor: Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de
First member of the Committee: Arena, Adriana Pastorello Buim
Second member of the Committee: Guimarães, Iara Vieira
Summary: Este memorial de formação teve como objetivo resgatar e trazer à luz da reflexão, memórias de experiências vivenciadas por uma trajetória em movimento, na qual a formação docente e atuação profissional se convergem e são atravessadas pelo olhar da criança na busca da constituição do ser professora e do ser humano que também aprende à medida que educa. Mediada pela escrita das memórias, procurei discutir sobre como os registros escritos se fazem significativos instrumentos de formação docente e de reflexão da práxis. Para isto, foram utilizados como ferramenta metodológica e de mediação, os registros fotográficos das crianças, que na medida que provocam e ativavam as minhas lembranças, meus assombros, indagações acerca da minha docência junto a crianças tão pequenas, permitiram outro olhar, outro diálogo com os aportes teóricos e metodológicos discutidos na Universidade, além de instigar outras buscas conceituais para uma melhor mediação do processo de ensino e aprendizagem com as crianças pequenas. Os limites do tempo e do próprio movimento da práxis, foi possível compreender que as dimensões que me fazem professora e a partir de um lugar de fala e da escrita de quem está no processo e no processo se faz, forjaram reflexões, problematizações e questionamentos na busca de entender quem são as crianças bem pequenas e sobre os fazeres pedagógicos necessários à aprendizagem e ao processo de humanização de cada criança na sua singularidade.
Keywords: Formação docente
Memória
Crianças
Práxis
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Thayne Garcia. A escrita de si e narrativas fotográficas como possibilidade de uma práxis docente. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 20120.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29876
Date of defense: 14-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EscritaNarrativasFotográficas.pdfTCC1.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons