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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29253| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Aerodynamic Modeling using Neuro-Fuzzy for a scaled model of Cessna 182 |
| Título(s) alternativo(s): | Modelagem Aerodinâmica utilizando Neuro-Fuzzy para um modelo em escala do Cessna 182 |
| Autor(es): | Sant'Ana, Vitor Taha |
| Primeiro orientador: | Finzi Neto, Roberto Mendes |
| Primeiro coorientador: | Morais, Tobias Souza |
| Primeiro membro da banca: | Castello, Daniel Alves |
| Segundo membro da banca: | Gonçalves, Rogério Sales |
| Resumo: | Este trabalho tem o objetivo construir um modelo aerodinâmico, confiável, para um aeromodelorádio controlado, uma réplica do Cessna 182 em escala. Para isso, foi utilizado a técnicade inteligência computacional conhecida como Neuro-Fuzzy, que pode ser interpretada comouma ferramenta capaz de imitar o comportamento de algum sistema após treinada. Os dadosexperimentais foram adquiridos através de uma placa de aquisição conhecida como Pixhawk-PX4.Após a aquisição dos dados, os mesmos foram divididos em duas categorias, o de treinamento e ode validação. Após a otimização feita pela Evolução Diferencial, para as funções de pertinênciado Neuro-Fuzzy, com os dados de treinamento, o modelo foi capaz de prever as forças e osmomentos para diferente atitudes do aeromodelo. |
| Abstract: | This work has the main objective to obtain an aerodynamic model, as fidelity as possible, for anaircraft remote controlled, a replica of the Cessna 182 in scale. To conduct the idea, was used thecomputational intelligence technique known as Neuro-Fuzzy, which is capable of imitating thebehavior of any system, if constructed with the help of a specialist. The experimental data wereacquired through an acquisition board known as Pixhawk-PX4. After data acquisition, the samewas divided into two parts, training and validation. After the optimization made by Neuro-Fuzzy,with the aid of a differential evolution for the training data, the model should be able to predictthe forces and moments for different attitudes of the air model. |
| Palavras-chave: | Neuro-Fuzzy Evolução Direfencial Aeromodelo Air model Pixhawk Modelagem Aero-dinâmica Aerodynamic Modelling Otimização Optimization Cessna 182 |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS |
| Idioma: | eng |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
| Referência: | SANT'ANA, Vitor Taha. Aerodynamic Modeling using Neuro-Fuzzy for a scaled model of Cessna 182. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2176 |
| Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2176 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29253 |
| Data de defesa: | 8-Ago-2019 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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