Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27000
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Uma análise da formação do professor de Geografia na UFU: limites e possibilidades |
Título(s) alternativo(s): | An analysis of geography teacher education at UFU: limits and possibilities |
Autor(es): | Costa, Lucemeire Da Silva |
Primeiro orientador: | Vlach, Vânia Rubia Farias |
Primeiro membro da banca: | Pontusehka, Nídia Nacib |
Segundo membro da banca: | Fonseca, Selva Guimarães |
Resumo: | Este estudo questiona o compromisso da universidade com relação à formação do professor de Geografia. A abordagem metodológica utilizada inspira-se na história oral temática. Mediante as narrativas orais, transcritas e textualizadas, de um grupo de dez professores formadores, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, produz-se uma reflexão sobre a problemática em questão, com destaque para a(s) Geografia(s) Crítica(s) e para os paradigmas de formação, que, tradicionalmente, se apoiaram na racionalidade técnica, e no emergente modelo crítico-reflexivo. O estudo revela que a formação do professor é processual e compósita, e que a Geografia tem um importante papel na formação da/para a cidadania. Aponta, também, para a marginalização do ensino na academia, desvelada pela carência de atividades de pesquisa e extensão voltados para a temática educacional na área da Geografia. Considera-se que o compromisso se vê entre muitos limites, mas descortinam-se, como caminhos possíveis para a melhoria do processo educativo, a formação do profissional crítico-reflexivo e investigativo, a pluralidade metodológica, a elaboração e a implementação de um projeto político-pedagógico próprio e o estreitamento das relações entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a estabelecer-se um vínculo, permanente e profícuo, entre universidade e escolas de nível fundamental e médio. |
Abstract: | This study questions the commitment of the University with regard to the preservice Geography teacher. The used methodological approach is inspired by the thematic oral history. By oral narratives, which were transcribed and left in a textual form, of a group of ten educator teachers of the Geography Undergraduation Course of the Universidade Federal de Uberlândia, a reflection on the problem is made evidencing the Criticai Geography(ies) and the formation paradigms, that, traditionally, lie on the technical rationality, and on the emergent critical-reflexive model. The study reveals that the teacher's formation is procedural and compositing and that Geography has an important role on the citizenship formation. It also indicates the marginalization of the teaching in the academy, devoted by the lack of research activities and extensiop both related to the educational thematic in the Geography field. It is considered that there are many limits for the commitment but possible ways for an improvement of the educational process are revealed such as the professionafs formation while being critical-reflexive and investigative, the plural methodology, the elaboration and implementation of a pedagogic political project and a relationship narrowing among teaching, research and extension, in a way that a permanent and useful entailment is established between the university and the schools of fundamental and médium leveis. |
Palavras-chave: | Geografia Formação docente Compromisso da universidade História oral temática Cidadania Geography Educational formation Commitment of the university Thematic oral history Citizenship |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Referência: | Lucemeire Da Silva Costa. Uma análise da formação do professor de Geografia na ufu: limites e possibilidades. 2003. 207 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.3 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.3 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27000 |
Data de defesa: | 2003 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnáliseFormaçãoProfessor.pdf | 14.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons