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dc.creatorCosta, Lucemeire Da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-18T16:50:09Z-
dc.date.available2019-09-18T16:50:09Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationLucemeire Da Silva Costa. Uma análise da formação do professor de Geografia na ufu: limites e possibilidades. 2003. 207 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27000-
dc.description.abstractThis study questions the commitment of the University with regard to the preservice Geography teacher. The used methodological approach is inspired by the thematic oral history. By oral narratives, which were transcribed and left in a textual form, of a group of ten educator teachers of the Geography Undergraduation Course of the Universidade Federal de Uberlândia, a reflection on the problem is made evidencing the Criticai Geography(ies) and the formation paradigms, that, traditionally, lie on the technical rationality, and on the emergent critical-reflexive model. The study reveals that the teacher's formation is procedural and compositing and that Geography has an important role on the citizenship formation. It also indicates the marginalization of the teaching in the academy, devoted by the lack of research activities and extensiop both related to the educational thematic in the Geography field. It is considered that there are many limits for the commitment but possible ways for an improvement of the educational process are revealed such as the professionafs formation while being critical-reflexive and investigative, the plural methodology, the elaboration and implementation of a pedagogic political project and a relationship narrowing among teaching, research and extension, in a way that a permanent and useful entailment is established between the university and the schools of fundamental and médium leveis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCompromisso da universidadept_BR
dc.subjectHistória oral temáticapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectEducational formationpt_BR
dc.subjectCommitment of the universitypt_BR
dc.subjectThematic oral historypt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.titleUma análise da formação do professor de Geografia na UFU: limites e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of geography teacher education at UFU: limits and possibilitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vlach, Vânia Rubia Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2509557352614053pt_BR
dc.contributor.referee1Pontusehka, Nídia Nacib-
dc.contributor.referee2Fonseca, Selva Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5916962250144521pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo questiona o compromisso da universidade com relação à formação do professor de Geografia. A abordagem metodológica utilizada inspira-se na história oral temática. Mediante as narrativas orais, transcritas e textualizadas, de um grupo de dez professores formadores, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, produz-se uma reflexão sobre a problemática em questão, com destaque para a(s) Geografia(s) Crítica(s) e para os paradigmas de formação, que, tradicionalmente, se apoiaram na racionalidade técnica, e no emergente modelo crítico-reflexivo. O estudo revela que a formação do professor é processual e compósita, e que a Geografia tem um importante papel na formação da/para a cidadania. Aponta, também, para a marginalização do ensino na academia, desvelada pela carência de atividades de pesquisa e extensão voltados para a temática educacional na área da Geografia. Considera-se que o compromisso se vê entre muitos limites, mas descortinam-se, como caminhos possíveis para a melhoria do processo educativo, a formação do profissional crítico-reflexivo e investigativo, a pluralidade metodológica, a elaboração e a implementação de um projeto político-pedagógico próprio e o estreitamento das relações entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a estabelecer-se um vínculo, permanente e profícuo, entre universidade e escolas de nível fundamental e médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration207pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.3pt_BR
dc.orcid.putcode81763463-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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