Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27000
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Uma análise da formação do professor de Geografia na UFU: limites e possibilidades
Título (s) alternativo (s): An analysis of geography teacher education at UFU: limits and possibilities
Autor: Costa, Lucemeire Da Silva
Primer orientador: Vlach, Vânia Rubia Farias
Primer miembro de la banca: Pontusehka, Nídia Nacib
Segundo miembro de la banca: Fonseca, Selva Guimarães
Resumen: Este estudo questiona o compromisso da universidade com relação à formação do professor de Geografia. A abordagem metodológica utilizada inspira-se na história oral temática. Mediante as narrativas orais, transcritas e textualizadas, de um grupo de dez professores formadores, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, produz-se uma reflexão sobre a problemática em questão, com destaque para a(s) Geografia(s) Crítica(s) e para os paradigmas de formação, que, tradicionalmente, se apoiaram na racionalidade técnica, e no emergente modelo crítico-reflexivo. O estudo revela que a formação do professor é processual e compósita, e que a Geografia tem um importante papel na formação da/para a cidadania. Aponta, também, para a marginalização do ensino na academia, desvelada pela carência de atividades de pesquisa e extensão voltados para a temática educacional na área da Geografia. Considera-se que o compromisso se vê entre muitos limites, mas descortinam-se, como caminhos possíveis para a melhoria do processo educativo, a formação do profissional crítico-reflexivo e investigativo, a pluralidade metodológica, a elaboração e a implementação de um projeto político-pedagógico próprio e o estreitamento das relações entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a estabelecer-se um vínculo, permanente e profícuo, entre universidade e escolas de nível fundamental e médio.
Abstract: This study questions the commitment of the University with regard to the preservice Geography teacher. The used methodological approach is inspired by the thematic oral history. By oral narratives, which were transcribed and left in a textual form, of a group of ten educator teachers of the Geography Undergraduation Course of the Universidade Federal de Uberlândia, a reflection on the problem is made evidencing the Criticai Geography(ies) and the formation paradigms, that, traditionally, lie on the technical rationality, and on the emergent critical-reflexive model. The study reveals that the teacher's formation is procedural and compositing and that Geography has an important role on the citizenship formation. It also indicates the marginalization of the teaching in the academy, devoted by the lack of research activities and extensiop both related to the educational thematic in the Geography field. It is considered that there are many limits for the commitment but possible ways for an improvement of the educational process are revealed such as the professionafs formation while being critical-reflexive and investigative, the plural methodology, the elaboration and implementation of a pedagogic political project and a relationship narrowing among teaching, research and extension, in a way that a permanent and useful entailment is established between the university and the schools of fundamental and médium leveis.
Palabras clave: Geografia
Formação docente
Compromisso da universidade
História oral temática
Cidadania
Geography
Educational formation
Commitment of the university
Thematic oral history
Citizenship
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Cita: Lucemeire Da Silva Costa. Uma análise da formação do professor de Geografia na ufu: limites e possibilidades. 2003. 207 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.3
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.3
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27000
Fecha de defensa: 2003
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseFormaçãoProfessor.pdf14.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons