Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26954
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: O vínculo e a aprendizagem em adolescentes institucionalizados
Título(s) alternativo(s): Bonding and learning in institutionalized adolescents
Autor(es): Avelino, Rosário Afonso Ribeiro
Primeiro orientador: Oliveira, Fernando Antonio Leite de
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre o vínculo e a aprendizagem em adolescen­tes institucionalizados. Pesquisamos aspectos relacionados à aprendizagem, à aprendizagem do vínculo, às experiências vivenciadas em família e à atual relação com a Instituição. Enfim, foram investigados aspectos relevantes no que diz respeito ao vínculo e a aprendizagem e as condições necessárias para o desenvolvimento de tais pro­cessos dentro da Instituição que tem como fim atender e abrigar adolescentes em situação de risco pessoal e social. Para isso, realizamos quatro entrevistas, número este que representava quarenta por cento da população de internos da Instituição. O modelo de entrevista utilizado foi o semi-estruturado e seu roteiro destinou- se a investigar aspectos referentes à família, instituição, vínculo, aprendizagem for­ mal e informal, leis e futuro. A partir do conteúdo das entrevistas analisamos os aspectos importantes de acordo com o objetivo proposto neste trabalho e constatamos que menor e ins­tituição ainda se encontram à distância, ficando assim dificultado o vínculo e, con- seqüentemente, a aprendizagem. Observamos uma grande dificuldade tanto do me­nor quanto da instituição de se colocarem próximos. Um outro aspecto que nos pareceu fundamental no que se refere à aprendi­zagem dos menores é a resistência destes adolescentes para receberem da ins­tituição. Esperam todo o tempo o dia em que poderão ter uma família e esta espera os colocam à esperam de tudo mais. Todas estas constatações sugerem a necessidade das instituições destina­das a objetivo semelhante à analisada, se colocarem a ouvir, talvez, o não dito, o que esses menores podem e querem receber e quais as melhores formas para se efetivar qualquer proposta de trabalho com tal população.
Abstract: This paper is a study about bonding and learning in institutionalized adolescents. We researched aspects related to learning, bond learning, family experiences and the current relationship with the institution. Finally, relevant aspects were investigated regarding the bonding and learning and the necessary conditions for the development of such processes within the Institution that aims to attend and shelter adolescents at personal and social risk situation. For this, we conducted four interviews, a figure that represented forty percent of the institution's inmate population. The interview model used was the semi-structured and its script was designed to investigate aspects related to family, institution, bond, learning for evil and informal, laws and future. From the content of the interviews, we analyzed the important aspects according to the objective proposed in this paper and found that the minor and institution are still at a distance, thus making the bond and, consequently, learning difficult. We observed a great difficulty for both the minor and the institution to get close. Another aspect that seemed fundamental to us regarding the learning of minors is the resistance of these adolescents to receive from the institution. They are always waiting for the day when they can have a family and they are waiting put them waiting for everything else. All these findings suggest the need for similarly targeted institutions to hear, perhaps, the unspoken, what these minors can and want to receive and what are the best ways to effect any work proposal with such a population
Palavras-chave: Adolescentes institucionalizados
Aprendizagem
Vínculo
Institutionalized adolescents
Learning
Bond
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: AVELINO, Rosário Afonso Ribeiro. O vínculo e a aprendizagem em adolescentes institucionalizados. 1996. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1996.11
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1996.11
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26954
Data de defesa: 1996
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VínculoAprendizagemAdolescentes.pdf8.86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons