Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26954
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | O vínculo e a aprendizagem em adolescentes institucionalizados |
Título (s) alternativo (s): | Bonding and learning in institutionalized adolescents |
Autor: | Avelino, Rosário Afonso Ribeiro |
Primer orientador: | Oliveira, Fernando Antonio Leite de |
Resumen: | Este trabalho é um estudo sobre o vínculo e a aprendizagem em adolescentes institucionalizados. Pesquisamos aspectos relacionados à aprendizagem, à aprendizagem do vínculo, às experiências vivenciadas em família e à atual relação com a Instituição. Enfim, foram investigados aspectos relevantes no que diz respeito ao vínculo e a aprendizagem e as condições necessárias para o desenvolvimento de tais processos dentro da Instituição que tem como fim atender e abrigar adolescentes em situação de risco pessoal e social. Para isso, realizamos quatro entrevistas, número este que representava quarenta por cento da população de internos da Instituição. O modelo de entrevista utilizado foi o semi-estruturado e seu roteiro destinou- se a investigar aspectos referentes à família, instituição, vínculo, aprendizagem for mal e informal, leis e futuro. A partir do conteúdo das entrevistas analisamos os aspectos importantes de acordo com o objetivo proposto neste trabalho e constatamos que menor e instituição ainda se encontram à distância, ficando assim dificultado o vínculo e, con- seqüentemente, a aprendizagem. Observamos uma grande dificuldade tanto do menor quanto da instituição de se colocarem próximos. Um outro aspecto que nos pareceu fundamental no que se refere à aprendizagem dos menores é a resistência destes adolescentes para receberem da instituição. Esperam todo o tempo o dia em que poderão ter uma família e esta espera os colocam à esperam de tudo mais. Todas estas constatações sugerem a necessidade das instituições destinadas a objetivo semelhante à analisada, se colocarem a ouvir, talvez, o não dito, o que esses menores podem e querem receber e quais as melhores formas para se efetivar qualquer proposta de trabalho com tal população. |
Abstract: | This paper is a study about bonding and learning in institutionalized adolescents. We researched aspects related to learning, bond learning, family experiences and the current relationship with the institution. Finally, relevant aspects were investigated regarding the bonding and learning and the necessary conditions for the development of such processes within the Institution that aims to attend and shelter adolescents at personal and social risk situation. For this, we conducted four interviews, a figure that represented forty percent of the institution's inmate population. The interview model used was the semi-structured and its script was designed to investigate aspects related to family, institution, bond, learning for evil and informal, laws and future. From the content of the interviews, we analyzed the important aspects according to the objective proposed in this paper and found that the minor and institution are still at a distance, thus making the bond and, consequently, learning difficult. We observed a great difficulty for both the minor and the institution to get close. Another aspect that seemed fundamental to us regarding the learning of minors is the resistance of these adolescents to receive from the institution. They are always waiting for the day when they can have a family and they are waiting put them waiting for everything else. All these findings suggest the need for similarly targeted institutions to hear, perhaps, the unspoken, what these minors can and want to receive and what are the best ways to effect any work proposal with such a population |
Palabras clave: | Adolescentes institucionalizados Aprendizagem Vínculo Institutionalized adolescents Learning Bond |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | AVELINO, Rosário Afonso Ribeiro. O vínculo e a aprendizagem em adolescentes institucionalizados. 1996. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1996.11 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1996.11 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26954 |
Fecha de defensa: | 1996 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VínculoAprendizagemAdolescentes.pdf | 8.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons